26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
06/03/2022

Vulva e vagina: entenda a diferença e a importância de cada parte da região íntima feminina

Foto: Reprodução

Clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo formam a vulva. A vagina é uma cavidade dentro da vulva.

A saúde da mulher passa pela vulva: clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo (veja ilustração abaixo). Na anatomia feminina, este é o conjunto que forma a parte externa do órgão sexual.

 

Em primeiro lugar, é preciso entender que vulva e vagina não são a mesma coisa.


Vulva é o nome dado para a parte externa do aparelho genital feminino, enquanto a vagina é uma cavidade dentro da vulva.

 

Veja também 

 

Ficar sem sutiã pode ser uma boa opção para a saúde feminina. VEJA

 

O estilo pop-punk está oficialmente de volta à moda. VEJA DICAS

Na parte externa da vulva temos os grandes e os pequenos lábios, cuja função é proteger a abertura da vagina e da uretra, o clitóris, o períneo e o ânus.

 

Os grandes lábios estão localizados nas laterais da vulva e, geralmente, têm pelos.

 

Anatomia da vulva — Foto: Arte g1

 

Os pequenos lábios, por outro lado, estão na parte interna e não possuem pelos. São formados por uma mucosa, que está sempre úmida. O tamanho dos grandes e pequenos lábios varia de mulher para mulher, e todos são considerados normais.

 

Abrindo os pequenos lábios temos a abertura da vagina (a maior cavidade), onde ocorre a penetração durante o ato sexual, e acima a uretra (um buraquinho menor), por onde sai a urina.

 

É importante ressaltar que é pela vagina que escorre o sangue durante a menstruação ou por onde saem secreções, mas nunca urina.


Em seguida, há o clitóris, órgão relacionado ao prazer feminino. Ele pode ser identificado na parte externa da vulva como o pontinho localizado no começo da vulva, na junção dos pequenos lábios, funcionando como ponto de encontro.

 

O clitóris está localizado acima da uretra e da vagina.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por fim, temos o períneo (região que fica entre a vagina e o ânus) e, ainda na mesma região está o ânus, responsável pela excreta de fezes. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.