NOTÍCIAS
Saúde
Anvisa aprova mais cinco canetas de semaglutida; remédios podem reduzir preços e abrir caminho para o SUS
Foto: Freepik

Novas marcas ainda dependem da definição de preço pela CMED. Enquanto isso, Conitec deve decidir em setembro sobre a entrada do medicamento no SUS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de mais cinco medicamentos injetáveis à base de semaglutida, ampliando a oferta de tratamentos para diabetes tipo 2 no Brasil. As novas canetas — Owozy, Seemasun, Zempneo, Semavy e Orsema — utilizam semaglutida produzida por via sintética e foram registradas por comparação com o Ozempic, medicamento de referência.

 

A chegada de novos fabricantes deve aumentar a concorrência no mercado e pressionar os preços para baixo, embora especialistas ressaltem que a redução não deve ocorrer de forma imediata. O custo ao consumidor dependerá da estratégia comercial de cada laboratório, da distribuição nas farmácias e da ampliação da oferta ao longo dos próximos meses.

 

A aprovação faz parte de um esforço da Anvisa para acelerar a análise de medicamentos com semaglutida e liraglutida, iniciado em 2025 a pedido do Ministério da Saúde. A prioridade busca ampliar a disponibilidade desses tratamentos no país e criar condições para futuras políticas públicas voltadas ao acesso da população.

 

Veja também

 

ILIB Terapia: técnica com luz de baixa potência auxilia no combate ao Lipedema

 

Brasil pede certificação à OMS após atingir meta para eliminar transmissão da hepatite B de mãe para filho

 

Apesar do avanço, a incorporação da semaglutida ao Sistema Único de Saúde (SUS) ainda depende de outras etapas. Após o registro sanitário, o medicamento precisa ser avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que analisa eficácia, segurança, impacto orçamentário e custo-benefício antes de recomendar sua oferta na rede pública.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

Com os novos registros, a Anvisa soma seis canetas sintéticas de semaglutida aprovadas desde o vencimento da patente do Ozempic, em março deste ano. A expectativa é que o aumento da concorrência favoreça o abastecimento do mercado brasileiro e, 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.