Agência concluiu que irregularidades encontradas em setembro foram corrigidas após nova inspeção realizada na unidade no interior de São Paulo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomada da fabricação de produtos de limpeza na unidade da Unilever localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo. A decisão foi publicada nesta terça-feira (6) e revoga integralmente a suspensão que estava em vigor desde setembro.
Com a medida, a empresa está novamente autorizada a fabricar os produtos saneantes produzidos na unidade. A suspensão havia sido determinada pela Anvisa em 2 de setembro, após uma fiscalização identificar falhas relacionadas às boas práticas de fabricação.
Segundo a agência, uma nova inspeção realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro confirmou que as irregularidades apontadas anteriormente foram corrigidas pela empresa.
Veja também

FISCALIZAÇÃO ENCONTROU FALHAS
Durante a fiscalização realizada em agosto, técnicos da Anvisa identificaram problemas nos controles adotados durante o processo de fabricação e antes da liberação dos produtos.
Também foram constatadas deficiências no acompanhamento da qualidade da água utilizada na produção, além de falhas nos procedimentos adotados pela própria empresa para investigar e corrigir problemas identificados na fábrica.
Na ocasião, a Anvisa ressaltou que a suspensão tinha caráter preventivo. A agência informou que as evidências disponíveis não apontavam para contaminação microbiológica ou outros problemas relacionados aos lotes que já haviam sido produzidos.
Por esse motivo, não foi determinado o recolhimento dos produtos que estavam disponíveis no mercado. A comercialização, distribuição e utilização dos itens também não foram suspensas.
A medida preventiva abrangia todos os produtos saneantes fabricados na unidade de Vinhedo.
NOVA VISTORIA CONFIRMOU ADEQUAÇÕES
Após a adoção das medidas corretivas pela empresa, a Anvisa realizou uma nova inspeção na fábrica. De acordo com a resolução publicada nesta terça-feira, a equipe constatou o “saneamento das não conformidades” identificadas na fiscalização anterior.
Com a conclusão da reinspeção e a confirmação das correções, a agência decidiu revogar a suspensão e liberar novamente a produção na unidade.
Em nota, a Unilever confirmou a decisão e informou que a suspensão temporária das linhas de sabão líquido para lavar roupas e amaciante líquido para roupas havia sido adotada de forma preventiva.
A empresa afirmou que, com a decisão da Anvisa, a fabricação dessas linhas está totalmente liberada.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
A Unilever também declarou que continuará colaborando com a agência reguladora e destacou o compromisso com os padrões de qualidade e com a segurança dos consumidores.