26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/06/2022

Baixa vitamina D pode estar relacionada à demência, afirma estudo

Foto: Reprodução

Apesar do nome, a vitamina D é um hormônio: a substância, cuja produção é desencadeada pela exposição ao sol, está ligada à absorção de cálcio e fosfato e sua falta tem sido ligada a problemas nos ossos, coração e cérebro.

 

Uma nova pesquisa, publicada no The American Journal of Clinical Nutrition afirma que a vitamina D também está relacionada ao risco de desenvolver demência.

 

Analisando os dados de 295 mil pessoas que fazem parte do banco de dados UK Biobank, os cientistas constataram que níveis baixos do hormônio estão associados a um risco 54% maior de desenvolver demência.

 

Veja também

 

Quando a suplementação de vitamina D é necessária?

 

Falta de vitamina D é observada em 80% dos pacientes com Covid-19 em estudo

 

Os pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália fizeram uma análise genética dos pacientes e avaliaram ligações causais entre a vitamina D e a demência e o AVC. Eles perceberam que níveis baixos do hormônio foram identificados em pacientes com volumes cerebrais menores, e que não há ligação direta com o risco de AVC, apenas com a demência.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Nesta população do Reino Unido, observamos que até 17% dos casos de demência poderiam ter sido evitados aumentando os níveis de vitamina D para ficarem dentro da faixa normal”, explica a pesquisadora sênior do estudo Elina Hyppönen, em comunicado. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.