16 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
07/03/2024

Biden faz referências a Trump em discurso do Estado da União e diz que não vai se curvar a Putin

Foto: Reprodução

Presidente também vai anunciar um plano para que os militares dos Estados Unidos ajudem a estabelecer um porto temporário na costa de Gaza, aumentando o fluxo de ajuda humanitária para o território — sitiado em razão da guerra entre Israel e o grupo terro

O presidente americano, Joe Biden, fez nesta quinta-feira (7) o discurso do Estado da União, que ocorre todos os anos em uma sessão conjunta do Congresso americano.

 

No discurso, Biden falou que o mundo enfrenta um momento único, com a liberdade e a democracia ameaçadas nos Estados Unidos e em todo o mundo.

 

Ele afirmou ainda que não se curvará ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que continuará apoiando a Ucrânia.

 

Veja também

 

Suécia entra oficialmente na Otan; saiba o que mud

 

 Messi evita sequestro de argentina de 90 anos pelo Hamas

 

"Se os EUA saírem disso, a Europa estará em risco, o mundo estará em risco. A minha mensagem a Putin é a mesma há muito tempo: Nós não vamos fugir. Nós não vamos nos curvar. Eu não vou me curvar", afirmou.


Trechos divulgado antes do discurso adiantaram que o presidente falaria que rejeita "o rancor, a vingança e a revanche", para fazer uma referência indireta ao seu provável adversário nas presidenciais de novembro, Donald Trump.

 

Biden vai dizer que defende "valores fundamentais que definem os EUA: honestidade, decência, dignidade, igualdade".

 

Biden também anunciará um plano para que os militares dos Estados Unidos ajudem a estabelecer um porto temporário na costa de Gaza, aumentando o fluxo de ajuda humanitária para o território —sitiado em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

 

A informação foi dada por autoridades da Casa Branca. O cais servirá para permitir mais embarques de alimentos, medicamentos e outros serviços essenciais.

 

O anúncio será feito no Estado da União, um discurso do presidente que ocorre todos os anos em uma sessão conjunta do Congresso americano. Nele, o chefe de Estado e de governo presta esclarecimentos aos parlamentares, militares e integrantes da Suprema Corte sobre a atual situação dos EUA e os planos e prioridades do ano.

 

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato para antecipar o anúncio, disseram que a operação não exigirá que tropas americanas estejam no terreno para construir o cais —mas não deram detalhes de como será a construção.

 

Trata-se de mais uma medida em que, na prática, o governo Biden contorna Israel, o seu principal aliado no Médio Oriente, para encontrar formas de levar ajuda a Gaza. Os EUA têm defendido um cessar-fogo na região até o Ramadã, um mês de oração para os muçulmanos, que começa no domingo (10).

 

No sábado (2), os EUA fizeram o lançamento aéreo de de comida no território.

 

Segundo a agência Reuters, mais de 38 mil refeições em 66 pacotes foram lançadas na região por meio de três aviões C-130, um dia após mais de 100 civis morrerem quando estavam em uma em fila por comida na região. Não há detalhes sobre o local de Gaza em que os lançamentos foram feitos.

 

Cinco meses de combates entre Israel e o Hamas deixaram em ruínas grande parte da Faixa de Gaza controlada pelo grupo terrorista Hamas e levaram ao agravamento da catástrofe humanitária. Muitos palestinos lutam por alimentos para sobreviver.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Grupos de ajuda humanitária afirmaram que se tornou quase impossível entregar suprimentos na maior parte de Gaza devido à dificuldade de coordenação com os militares israelenses, às hostilidades em curso e ao colapso da ordem pública. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.