01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
18/08/2021

Bolsonaro nunca terá interesse em trégua com Judiciário, avaliam ministros do STF

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro

Num momento em que Legislativo e Judiciário buscam acalmar os ânimos da crise entre Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Corte avaliam que o presidente Jair Bolsonaro nunca terá interesse, de fato, em estabelecer uma trégua entre os dois Poderes. Segundo eles, o presidente se alimenta desses conflitos, principalmente quando está com a imagem desgastada, como agora.

 

Nesta quarta-feira (18), o presidente do STF, Luiz Fux, vai receber o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e, depois, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. São conversas agendadas para tentar retomar canais de diálogos entre os Três Poderes, principalmente depois de o presidente Bolsonaro prometer entregar ao Senado pedidos de impeachment dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

 

Inicialmente, depois do recesso do Judiciário, os presidentes dos Três Poderes iriam se reunir para estabelecer uma trégua, com o compromisso de todos os lados respeitarem os limites da Constituição. Só que o presidente voltou a fazer ataques a ministros do STF, o que levou Fux a cancelar a reunião.

 

Veja também

 

CPI da Covid segue trilha das intermediárias de vacinas e ouve advogado da Precisa

 

Bolsonaro cometeu crime de falsificação, diz Randolfe em CPI

Agora, o presidente, descontente com decisões do STF, como a ordem de prisão contra seu aliado, o ex-deputado Roberto Jefferson, elevou ainda mais o tom e prometeu entregar pessoalmente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido de impeachment contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

 

A nova investida de Bolsonaro contra o Judiciário levou os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, a mais uma vez darem declarações garantindo que o Congresso não aceitará retrocessos no país e defendendo a independência e harmonia entre os Três Poderes. E reafirmaram que o país, com essas polêmicas, está perdendo tempo na definição de temas de interesse da população.

 

Diante das novas conversas entre Fux, Pacheco e Arthur Lira, a expectativa é sobre a disposição do presidente Bolsonaro para aceitar uma trégua. Por enquanto, as conversas com o Executivo estão sendo feitas com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que estará hoje com o presidente do Supremo Tribunal Federal.

 

Entre ministros do STF, a avaliação é que Bolsonaro pode até aceitar participar de uma reunião entre os Três Poderes, mas sempre será um encontro para “produzir uma foto”, com efeito de “curto prazo”, porque o presidente já deu demonstrações em episódios anteriores que ele sempre volta ao embate com aqueles que considera seus “inimigos”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Um ministro do Supremo disse ao blog que tentar uma nova reunião com os chefes dos Três Poderes, organizada pelo STF, vai acabar desgastando a imagem do tribunal. Exatamente porque Bolsonaro tem como estratégia, visando a eleição do ano que vem, manter o conflito com seus adversários para manter sua base mobilizada. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.