Acordos fechados com empresas chinesas preveem investimentos de R$ 5,6 bilhões para a produção de SAF e centro de pesquisa
A China fará investimentos de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões, na conversão direta) no Brasil para a produção de combustível renovável para aviação (SAF, na conversão direta) por meio da Envision Group, e para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento de energia renovável.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim — a terceira em pouco mais de dois anos. Lula participou de quatro audiências com executivos de empresas chinesas ligadas aos setores de energia sustentável e defesa.
“Concluímos uma audiência com um anúncio de investimento de US$ 1 bilhão [R$ 5,6 bilhões] para a produção de SAF a partir da cana-de-açúcar no Brasil. O Brasil se tornará um dos maiores produtores de combustíveis verdes de aviação”, disse o ministro Rui Costa, da Casa Civil, que integra a comitiva.
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No encontro, foram apresentadas soluções para mitigar custos de produção, armazenamento e integração de fontes renováveis por meio de tecnologias avançadas, como turbinas eólicas inteligentes; soluções para parques eólicos inteligentes; Sistemas de Armazenamento de Energia (ESS, na sigla em inglês); soluções integradas de Hidrogênio Verde; Amônia Verde; e Aerogeradores de Grande Porte.
Já o novo centro de P&D será conduzido em parceria entre Senai Cimatec e Windey Energy Technology Group, empresa estatal que lidera pesquisa, projeto, fabricação e manutenção de turbinas eólicas de grande porte na China.
Foto: Reprodução
O SAF é alternativa ao combustível aeronáutico de origem fóssil, produzido a partir de matérias-primas e processos que atendam a padrões de sustentabilidade. Plantas, como palmeira-de-dendê, macaúba, cana-de-açúcar, eucalipto, soja, milho e até agave podem ser usadas no processo.
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Para a União Nacional da Bioenergia, as condições climáticas e de solo do Brasil criam condições para o país liderar o setor de combustíveis limpos com enorme variedade de matérias-primas. Essa é a principal aposta para descarbonizar o setor aéreo, pois a emissão é reduzida entre 60% e 80% na comparação com o querosene de aviação.
Fonte: Olhar Digital