Sequenciamento genético de 2,7 mil pessoas descobriu variantes de genes humanos nunca antes vistos em outras populações do mundo
O Brasil é o país com maior diversidade genética do mundo, segundo um estudo publicado nessa quinta-feira (15/5), na revista Science. Ao fazer o sequenciamento completo do genoma de 2,7 mil pessoas, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) encontraram cerca de 8,7 milhões de variantes de genes humanos desconhecidos até então.
Além de traçar um perfil atualizado sobre a diversidade da população brasileira, as descobertas podem contribuir com o aprimoramento da medicina personalizada baseada em genômica.
A pesquisa faz parte do Programa Genomas Brasil, financiado pelo Ministério da Saúde. De acordo com os autores, dentre as novas variantes encontradas, cerca de 37 mil foram consideradas “possivelmente deletérias”, podendo estar relacionadas a doenças ou situações de saúde desfavoráveis.
Veja também
Pesquisadores encontram fóssil primitivo com três olhos no Canadá
Foram identificados 450 genes ligados a características metabólicas — que podem estar associados a doenças cardíacas e a obesidade. Outros 815 genes estão relacionados direta ou indiretamente a doenças infecciosas como malária, hepatite, gripe, tuberculose, salmonelose e leishmaniose.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A pesquisa revelou que o país tem uma das populações com maior diversidade genética em todo o mundo, mas a ancestralidade europeia é dominante. O Brasil tem ascendência 59,1% europeia, 27,1% africana, 13,2% indígena e 0,6% asiática. Os dados revelaram que registros de povos indígenas que sumiram após a colonização seguem vivos no DNA das gerações atuais.
Fonte: O Globo