Lula afirmou que vai entregar à Justiça autorização para quebra de sigilo e cobrou que o candidato do PL faça o mesmo
A campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República, recrutou o ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol, do Novo, para analisar documentos relacionados à abertura dos sigilos bancário e fiscal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de pessoas próximas ao petista. A iniciativa ocorre em meio à disputa política entre os dois candidatos sobre a divulgação de informações financeiras e pessoais.
Entre os dados que deverão ser examinados estão documentos relacionados a Lula, à primeira-dama Janja da Silva, ao filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, e ao ex-chefe de gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro, chamado de Marcola. A equipe de Flávio pretende verificar se as informações apresentadas são suficientes para esclarecer dúvidas e identificar possíveis inconsistências.
A escolha de Dallagnol foi associada à sua experiência em investigações financeiras e à atuação que teve durante a Lava Jato, operação que apurou esquemas de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários. O ex-procurador também participou de investigações relacionadas a pessoas ligadas ao entorno de Lula, o que tornou sua atuação um dos pontos destacados pela campanha do senador.
Veja também

Flávio Bolsonaro aceita desafio de Lula sobre sigilos, mas exige divulgação de dados do governo
Alerj avança com projeto que classifica Comando Vermelho e PCC como organizações terroristas
A equipe de Flávio afirma que a abertura dos sigilos precisa ser acompanhada de uma análise detalhada dos documentos. Na avaliação dos aliados do candidato, a divulgação das informações, por si só, não deve ser tratada como comprovação definitiva de que não existem irregularidades. A campanha sustenta que é necessário examinar o conteúdo dos registros e conferir os dados apresentados.
A discussão ganhou força depois que Lula e Flávio trocaram desafios públicos sobre a abertura de seus sigilos durante um debate eleitoral. Desde então, as duas campanhas passaram a apresentar condições para ampliar a divulgação de informações, incluindo dados de familiares, pessoas próximas e estruturas ligadas aos candidatos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
O episódio acrescenta mais um capítulo à disputa eleitoral, marcada por acusações, cobranças de transparência e tentativas de explorar politicamente questões envolvendo o patrimônio e as relações dos adversários. A análise dos documentos por Dallagnol deverá integrar a estratégia da campanha de Flávio para questionar as informações apresentadas pelo grupo de Lula, sem que a existência de eventuais irregularidades possa ser considerada comprovada antes da verificação dos dados.