A mãe das crianças e o homem foram presos após as vítimas confirmaram todos os maus-tratos que sofriam
Um casal foi preso pelos crimes de maus-tratos, abandono de incapaz e lesão corporal praticados contra três crianças, de 7, 10 e 15 anos, filhos da mulher, no bairro de Santa Rita, município de Envira, distante 1.208 quilômetros de Manaus.
As crianças eram submetidas a situações de extrema humilhação. A comida era jogada no chão, e elas eram obrigadas a acompanhar a mãe em bocas de fumo para comprar drogas. Além disso, sofriam agressões constantes e eram privadas de alimentação, conforto e dignidade.
De acordo com o delegado titular Henrique Maciel, da 66ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), no dia 21 de março deste ano, o Conselho Tutelar de Envira oficiou a delegacia informando sobre denúncias recebidas contra a mulher.
Veja também
As denúncias apontavam que a mulher forçava, ameaçava e levava sua filha de 15 anos, durante a noite, para adquirir entorpecentes, utilizando a adolescente como meio para obter as drogas.
Após as denúncias foi iniciada uma investigação que resultou
na prisão do homem e da mulher (Fotos: Divulgação)
Diante das informações, foi determinada a realização de escuta especializada e no dia 27 de março, as vítimas foram ouvidas. A adolescente relatou que vivia em um ambiente insalubre, onde a mãe fazia uso constante de entorpecentes na presença dos filhos, juntamente com o companheiro.
Segundo ela, em algumas ocasiões, os irmãos chegaram a passar mal devido ao forte cheiro das drogas. A jovem também afirmou que a mãe e o namorado vendiam os alimentos da casa para adquirir entorpecentes.
“Segundo o relato da adolescente, a mulher deixava os filhos sozinhos, sem hora para retornar, transferindo a ela a responsabilidade pelo cuidado das crianças. Informou ainda que o companheiro da mãe agredia seus irmãos e, por diversas vezes, negava comida a eles, chegando inclusive a jogar os alimentos no lixo para que não os consumissem”, explicou Maciel.
Mulher acusada é usuária de drogas e levava a adolescene
para trocar por drogas em bocas de fumo
(Fotos: Divulgação)
As declarações das demais crianças corroboram as informações prestadas pela irmã mais velha. Em um dos relatos, foi mencionado que o homem chegou a agredi-las com um pedaço de madeira. Além disso, o casal se apropriava dos valores recebidos por meio de um programa social — destinados à compra de mantimentos — para adquirir substâncias entorpecentes.
“Com base nos elementos colhidos ao longo da investigação, representamos junto ao Judiciário pelo mandado de prisão preventiva do casal, bem como pelo mandado de busca e apreensão na residência deles”, relatou o delegado.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Ambos foram localizados e presos. Eles foram conduzidos à delegacia e responderão pelos crimes de maus-tratos, abandono de incapaz e lesão corporal. Após audiência de custódia, permanecerão à disposição da Justiça.