NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Ciência na Praça leva pesquisas do Inpa gratuitamente ao centro de Manaus
Foto: Divulgação

Evento reúne mais de 30 grupos de pesquisa no Largo de São Sebastião e apresenta experiências sobre biodiversidade, clima, saúde e sustentabilidade

O Largo de São Sebastião, no centro de Manaus, será transformado em um grande espaço de divulgação científica neste fim de semana. A segunda edição do Ciência na Praça reunirá mais de 30 grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em uma programação gratuita voltada para públicos de todas as idades.

 

A iniciativa faz parte das atividades em comemoração aos 72 anos de implantação do Inpa e terá início a partir das 16h, nas proximidades do Teatro Amazonas.

 

Pesquisadores, técnicos, bolsistas e estudantes de pós-graduação estarão no local para apresentar experiências e exposições interativas sobre diferentes áreas do conhecimento. A proposta é mostrar que a ciência está presente no cotidiano e pode ser compreendida de maneira simples e acessível.

 

Veja também 

 

Bailarino amazonense Marcelo Mourão Gomes retorna a Manaus para ministrar workshop de balé clássico

 

Boi Bumbá Corre Campo incendeia o Sambódromo com espetáculo de cores, tradição e uma verdadeira celebração da Amazônia

 

Entre os temas apresentados estarão biodiversidade, ecologia, mudanças climáticas, saúde, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

 

EXPERIÊNCIAS APROXIMAM CIÊNCIA DA POPULAÇÃO

 

De acordo com o coordenador do evento, Jorge Lobato, a proposta é criar uma aproximação entre os pesquisadores e a sociedade, permitindo que o público conheça de perto os estudos desenvolvidos na Amazônia.

 

A programação contará com atividades sobre a diversidade de fungos e plantas, além de exposições de pequenos organismos, como insetos e aranhas. Os visitantes também poderão conhecer mais sobre os peixes da região e entender como as mudanças ambientais interferem no funcionamento da floresta e no clima.

 

A iniciativa também busca despertar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e pelas carreiras ligadas à pesquisa.

 

Segundo Lobato, colocar os pesquisadores em contato direto com a população ajuda a desmistificar a ideia de que a ciência é algo distante ou restrito aos laboratórios. O evento também permite apresentar à sociedade os resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos.

 

SEGUNDA EDIÇÃO ACONTECE EM MANAUS

 

O Ciência na Praça foi realizado pela primeira vez em 2025, também no Largo de São Sebastião. Na ocasião, o evento ocorreu no dia 27 de julho, das 16h às 20h.

 

Com a segunda edição, a organização pretende ampliar o contato entre a comunidade e os estudos desenvolvidos pelo Inpa, utilizando um dos principais pontos turísticos e culturais de Manaus como espaço para a divulgação científica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A programação é gratuita e aberta ao público, oferecendo uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem de perto parte das pesquisas realizadas na região amazônica. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.