NOTÍCIAS
Internacional
Colômbia apreende mais de duas toneladas de cocaína em operação com os EUA
Foto: Divulgação

Ação no Mar do Caribe interceptou duas lanchas rápidas e terminou com cinco pessoas presas; tripulantes tentaram lançar parte da carga na água para evitar a apreensão.

 A Marinha da Colômbia apreendeu 2.001 quilos de cloridrato de cocaína durante uma operação coordenada com forças dos Estados Unidos no Mar do Caribe. A ação ocorreu na sexta-feira (30) e foi divulgada pelas autoridades colombianas neste sábado (31).

 

O trabalho foi realizado em conjunto com a Força-Tarefa Interagências Conjunta Sul dos Estados Unidos, unidade que atua no combate ao tráfico de drogas na região. Durante a operação, duas embarcações rápidas, conhecidas como go fast, foram interceptadas.

 

Cinco pessoas estavam a bordo das lanchas. Segundo a Marinha colombiana, os tripulantes de uma das embarcações tentaram se desfazer da droga ao perceberem a aproximação das autoridades, lançando pacotes ao mar.

 

Veja também

 

Protestos na França reúnem milhares de pessoas e terminam em confrontos com a polícia

 

Síria negocia entrada em aliança militar formada por Arábia Saudita, Turquia e Paquistão

 

Após a tentativa de descarte, equipes da Guarda Costeira iniciaram buscas na região e conseguiram recuperar 80 volumes que continham aproximadamente 2 mil pacotes de cocaína.

 

O material apreendido foi encaminhado à Estação de Guarda Costeira de Cartagena. No local, exames preliminares realizados em coordenação com o Corpo Técnico de Investigação da Procuradoria-Geral da Colômbia confirmaram que a substância era cloridrato de cocaína.

 

De acordo com as autoridades colombianas, a apreensão representa um prejuízo superior a US$ 92 milhões para as organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas. A operação também teria impedido que mais de cinco milhões de doses chegassem aos mercados ilegais.

 

Os cinco tripulantes foram detidos, e as duas embarcações ficaram à disposição das autoridades competentes para os procedimentos de investigação. Até a divulgação das informações, não haviam sido apresentados detalhes sobre a identidade dos suspeitos ou a organização responsável pela carga.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A ação integra os esforços de cooperação entre Colômbia e Estados Unidos para combater o transporte de entorpecentes pelas rotas marítimas do Caribe, utilizadas por organizações criminosas para levar drogas a diferentes mercados internacionais.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.