04 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
18/04/2024

Com apoio da base bolsonarista, CPI para investigar TV Cultura é protocolada na Alesp

Foto: Reprodução

O responsável por coletar assinaturas é vice-líder do governo Tarcísio, Guto Zacarias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a TV Cultura foi protocolada nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

 

A iniciativa vem do vice-líder do governo Tarcísio na Alesp, Guto Zacarias (União), sucessor do ex-deputado Arthur do Val como liderança do Movimento Brasil Livre (MBL) no Parlamento paulista.

 

Oficialmente, a CPI investigará a Fundação Padre Anchieta, fundação vinculada ao estado de São Paulo e proprietária e gestora da TV Cultura. O projeto para criar a comissão teve apoio de 35 dos 94 deputados estaduais — o regulamento exige assinatura de ao menos um terço dos membros da Casa para instalação desse tipo de colegiado.

 

Veja também

 

Após desistências, relatoria de caso Brazão poderá ficar com PT ou PL

 

Lula hesita e teme que Paraná eleja senador mais bolsonarista que Moro

Zacarias diz que a ofensiva contra a instituição foi motivada por denúncias de irregularidades em sua gestão, especialmente na eleição dos membros do Conselho Curador. E que não está fazendo uma "briga ideológica" contra o jornalismo e a linha editorial da TV Cultura.

 

— O que a gente quer investigar é uma eleição com fartas denúncias de que foi fraudulenta, fartas denúncias de nepotismo na Fundação Padrancheta, fartas denúncias de contratação PJ completamente sem transparência e também malversação do dinheiro público. A gente tem, sim, um excesso de gastos e um inchaço na folha de pagamento da Fundação Padrancheta, que poderia ser melhor gasto — declara o deputado.

 

A relatoria da comissão deve ficar com o deputado Altair Moraes, do mesmo partido do governador, o Republicanos. A CPI foi protocolada com assinatura de dezenas de membros da base governista, como Gil Diniz (PL), Tomé Abduch (Republicanos), Major Mecca (PL), Bruno Zambelli (PL) e Delegado Olim (PP).

 

Aliados de Zacarias dizem que ele recebeu sinal verde do governo Tarcísio para seguir em frente com a CPI, e que "não houve resistência". A TV Cultura é vista com ressalvas entre secretários de Tarcísio de Freitas. Eles avaliam que o jornalismo da emissora deveria cobrir melhor as agendas do governo, por exemplo, por ser vinculada ao estado.

 

O cisma vem desde o começo de 2023. Em abril do ano passado, O GLOBO revelou que a TV Cultura apagou de sua conta no YouTube um documentário crítico à extrema direita após pressão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e de seus aliados.

 

Intitulado "O Autoritarismo está no ar — 3 anos depois", o programa produzido pela emissora era uma atualização de um documentário sobre os riscos democráticos com o avanço da extrema direita no Brasil e no mundo, veiculado em 2020. A nova versão incluía o levante golpista de 8 de janeiro, quando apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram prédios dos Três Poderes.

 

A transmissão do programa, em 23 de março, irritou bolsonaristas. Eduardo levou a queixa a Tarcísio — ex-ministro da Infraestrutura de seu pai —, segundo relataram dois aliados do deputado.

 

Eduardo teria argumentado que o governo do PT jamais permitiria que a EBC, empresa de comunicação federal, transmitisse um documentário crítico ao MST, movimento social de trabalhadores sem-terra e próximo do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Dias depois, a TV Cultura suspendeu a re-exibição do documentário, que deveria ser feita na primeira semana de abril, de acordo com um jornalista da emissora. O funcionário classificou a decisão como "censura clara" e afirmou que a retirada do vídeo das redes sociais é uma prática "nada comum". Um dia após a publicação da reportagem do GLOBO, o vídeo voltou ao ar. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.