07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
04/09/2022

Como montar uma rotina de skincare de forma correta e acessível

Foto: Reprodução

Os fãs de conteúdos de beleza sabem bem que plataformas como Instagram, TikTok e YouTube acumulam tutoriais sobre skincare, ora produzidos por especialistas, ora elaborados por influenciadoras digitais. Os temas são diversos e vão de produtos de baixo custo a receitas caseiras vendidas como a solução para os transtornos de pele.

 

Entretanto, para além do excesso de material nas redes, falar responsavelmente sobre esses cuidados é essencial, dado que o assunto envolve questões de saúde e visa conscientizar sobre problemas como alergias, irritações, acne, manchas, rugas e, principalmente, câncer de pele.

 

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apesar de ter altos percentuais de cura e baixa mortalidade, se não tratado adequadamente, pode deixar mutilações expressivas.

 

Veja também

 

Pele preta: os cuidados essenciais para um bom skincare

 

Além da limpeza: seis funções do shampoo a seco que você não conhece

 

Por que não prezar, então, pela prevenção? O uso do protetor solar, por exemplo, reduz de forma considerável os riscos de desenvolver a doença e deve ser um dos protagonistas dessa rotina. Mas, afinal, quando e como começar no skincare?

 

Conforme explica Alessandra Araújo, dermatologista da clínica CEDET, os cuidados devem iniciar ainda na infância, com a hidratação da pele, para evitar alergias, e, a partir dos seis meses, com a proteção solar. E atenção: nem todo produto de adulto pode ser usado em crianças, então, a avaliação de um profissional é indispensável.

 

O que é Skincare (e como montar uma a rotina de cuidados da pele) - Tua  Saúde


O SKINCARE DE CADA PERÍODO

 

Nas rotinas diurnas, vale a seguinte ordem: limpeza com o sabonete ou o gel adequado ao tipo de cútis; água micelar ou tônico, que são opcionais; vitamina C ou ácido hialurônico; hidratação e proteção solar. Para os rostos oleosos, opte por sabonetes com ácido salicílico; para os normais, secos ou sensíveis, prefira os do tipo syndet, que provoca menos irritação.

 

Nesse período, não há a necessidade de usar água micelar ou tônico, caso a higienização seja bem feita. Aliás, são esses itens os responsáveis por retirar as impurezas que não saíram na lavagem inicial, sendo o primeiro ideal para peles secas e sensíveis e o segundo mais indicado para aquelas com excesso de oleosidade. Sobre este último, fica, ainda, o lembrete da dermatologista Regina Buffman: "Utilizou o tônico? Nada de lavar o rosto em seguida".

 

No que tange ao uso da vitamina C, Alessandra frisa que há peles com pouca tolerabilidade, então, deve-se optar por antirrugas e antioxidantes com ativos que não contenham a fórmula. Esses produtos são preventivos do fotoenvelhecimento, têm ação levemente clareadora e reduzem a produção de radicais livres. Ao meio-dia e às 15h, é preciso reaplicar o protetor solar, mesmo em ambientes fechados.

 

Skincare caseiro: melhorando sua pele em 4 passos - ARTEX

 

À noite, siga estes passos: lave o rosto, aplique um ativo mais concentrado com efeito antirrugas e hidrate. Neste momento, há uma necessidade maior de usar a água micelar ou o tônico, devido aos resíduos de maquiagem e protetor solar e às sujeiras do ambiente.

 

Quanto aos ativos antirrugas, prefira aqueles à base de ácido glicólico e retinoides, mais seguros para serem usados no período noturno. No caso de ácidos que contêm substâncias clareadoras, o ideal é hidratar antes e depois de aplicar o produto.

 

Na região dos olhos, mais fina e com tendência à formação de rugas, dedique atenção especial. Se não for possível comprar um item específico para a área, que costuma ser mais caro e vir em quantidade menor, opte por um hidratante hipoalergênico e mais espesso, em forma de creme, que já ajudará a evitar o envelhecimento precoce.

 

Skincare noturno: rotina com 4 passos para uma pele jovem - Blog Dermo

Fotos: Reprodução

 

Em caso de dúvidas, vá sempre do produto mais fino para o mais grosso, considerando o tipo de base/veículo utilizado para entregar o ativo — gel, sérum, creme, gel-creme etc. Por último, não deixe de levar em conta a presença de patologias, como acne, manchas ou dermatites, dado que esse tratamento deve ser inserido na rotina de cuidados, como alerta Marcela Sena, dermatologista na clínica Avicena e no Centro Médico da PMDF.

 

Parecem muitas informações, não é? Mas, calma! Nem todos os passos devem ser seguidos com rigor. As especialistas são unânimes quanto ao que deve ser essencial: higienização, hidratação e fotoproteção. Essas etapas devem ser diárias e são válidas para todos os tipos de pele. O mais importante é conhecer a sua cútis e entender os produtos que funcionam ou não para ela.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

E não se esqueça do pescoço. O skincare realizado de dia e de noite deve descer para a região. Um bom hidratante à noite e a aplicação do protetor solar pela manhã são indispensáveis. 

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.