Ação integrada das polícias frustrou plano de resgate de presos no presídio do município, no sul da Bahia
Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil terminou com oito suspeitos mortos e um policial militar ferido na manhã desta quinta-feira (29), em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A ação tinha como objetivo impedir uma tentativa de resgate de detentos do presídio local.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os suspeitos foram localizados em uma área de mata fechada no bairro Renovação, nas proximidades do Rio Jequitinhonha, por volta das 5h30. As equipes cercaram o grupo após trabalho de inteligência que apontava a organização de uma ação criminosa contra a unidade prisional.
Durante a abordagem, houve troca de tiros. Oito integrantes do grupo foram baleados no confronto e chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos. Até o momento, as identidades dos suspeitos não foram divulgadas.
Veja também

China executa membros de quadrilhas internacionais de fraude ligadas a Mianmar
Erupção no Havaí deixa turistas feridos após aproximação de área de risco
No local, os policiais apreenderam armas de fogo, carregadores e munições. Informações preliminares indicam que entre os envolvidos estariam traficantes vindos do Rio de Janeiro, embora a participação ainda esteja sendo apurada pelas autoridades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/M/w/TG4UB2RiqXqfKVknTY3Q/whatsapp-image-2026-01-29-at-10.22.13.jpeg)
Foram apreendidos carregadores, armas
e munições (Foto: Polícia Civil)
Durante a operação, um policial militar da Rondesp Sul foi atingido na perna. Ele recebeu atendimento médico e permanece internado, sem risco de morte.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A SSP-BA informou que o policiamento ostensivo e as ações de inteligência seguem intensificados em Eunápolis e região. A população pode colaborar com informações sobre atividades criminosas por meio do Disque Denúncia, pelo telefone 181, com garantia de anonimato.