NOTÍCIAS
Política
Congresso derruba veto de Lula e mantém PL da Dosimetria após votação no Parlamento
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (30) o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chamado PL da Dosimetria, projeto que altera regras de cálculo de penas para condenados por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado e aos atos de 8 de janeiro de 2023. Com a decisão, o texto segue para promulgação.

 

Na Câmara dos Deputados, 318 parlamentares votaram pela derrubada do veto, enquanto 144 foram contrários e cinco se abstiveram. Já no Senado, o placar foi de 49 votos favoráveis e 24 contrários. O resultado representou uma derrota política para o Palácio do Planalto.

 

Antes da votação, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, decidiu retirar trechos do projeto que poderiam beneficiar condenados por crimes comuns e hediondos, mantendo apenas os pontos ligados aos crimes contra o Estado Democrático de Direito.

 

Veja também 

 

Moraes libera cirurgia de Bolsonaro e autoriza deslocamento para hospital no Distrito Federal

 

Justiça do Rio autoriza nova testemunha em julgamento do caso Henry Borel

 

O governo defendia a manutenção do veto, argumentando que a proposta enfraqueceria punições para crimes contra a democracia e poderia representar retrocesso institucional. Já apoiadores do texto afirmaram que a medida busca corrigir excessos e reequilibrar penas aplicadas aos condenados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Com a promulgação, caberá ao Poder Judiciário analisar caso a caso os impactos da nova legislação sobre penas já aplicadas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.