18 de Maio de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/01/2022

Conheça cinco frutas que aumentam a taxa de glicose no organismo

Foto: Reprodução

As frutas são um grupo de alimentos importantíssimo para a saúde humana. Rica em fibras e nutrientes, elas sempre devem estar presentes nas nossas dietas. Entretanto, algumas frutas têm um maior teor calórico e de açúcares do que outras.

 

De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, um alimento de baixo índice glicêmico deve ter uma taxa abaixo de 55. “Mais importante que o índice, seria a refeição como um todo, o contexto em que essa fruta esta inserida.

 

A maioria das frutas não possuem índice glicêmico acima de 55 — porém, a depender da quantidade, podem gerar um impacto glicêmico maior em relação a outras“, afirma a especialista.

 

Veja também

 

Abaixa a glicose e melhora a imunidade: aprenda 6 benefícios da lichia

 

Confira 3 alimentos para evitar de manhã e controlar a glicose alta

 

Veja quais são as cinco frutas com maiores taxas de glicose

Banana

Ameixa preta

Caqui

Manga

Mamão

 

Brito considera que é importante estar mais atento com a quantidade ingerida do que com o índice glicêmico do alimento. “Devemos ter cuidado com o excesso de qualquer alimento, mesmo que saudável, e com as frutas não deve ser diferente“, recomenda.

 

O consumo em excesso é o único cenário onde as frutas podem ser prejudiciais à saúde. A nutricionista ressalta que os alimentos citados, mesmo tendo maior glicose que outros, possuem carga glicêmica moderada e uma porção adequada pode ser consumida com segurança.

 

Diabetes

 

“Pessoas com diabetes ou com qualquer alteração glicêmica não devem evitar frutas, mas as inserir em uma dieta saudável, ponderando as quantidades e associando a fibras, por exemplo, que diminuem a velocidade em que essa glicose será absorvida”, explica Brito.

 

A nutricionista comenta que a alimentação impacta diretamente os níveis de glicose. Ela lembra dos alimentos que contém calorias vazias, como os industrializados, que irão impactar na glicemia de uma forma muito mais prejudicial do que as frutas. As opções naturais apresentam alto teor de nutrientes e de fibras, que retardam a absorção da glicose, se mostrando uma opção mais saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Não existe alimento ruim ou bom, existe alimento em um contexto prejudicial. Para um diabético, uma rapadura pode ser prejudicial, mas para um atleta de alto rendimento, pode ser muito necessária. Tendo isso em mente, temos que fazer as avaliações de forma mais individualizada possível. Claro que alguns alimentos fornecem mais calorias, mas não significa que não devemos consumi-lo”, indica a especialista. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.