26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
25/02/2021

Conheça os benefícios da berinjela para o corpo

Foto: Reprodução

Veja as vantagens da berinjela e receitas para fazer no dia a dia

Fonte de vitaminas e minerais, como o ácido fólico, potássio, manganês, fósforo e magnésio, a berinjela traz muitos benefícios para o organismo. Além disso, é rica em fibras alimentares e também em cálcio, mineral que, além de atuar na manutenção da estrutura óssea, auxilia no emagrecimento.

 

Veja também 

 

Dica dos 21 dias para adquirir hábitos melhores

 

Conheça os chás que purificam e desintoxicam o corpo

Os benefícios da berinjela:


Faz muito bem


A cor característica da casca, roxo bem intenso, indica a presença de flavonoides diversos como a nasunin, um antioxidante que combate os radicais livres; ácido clorogênico, capaz de reduzir o colesterol e com ação anticancerígena; e resveratrol, outro antioxidante com grandes benefícios para o coração, vasos sanguíneos e sistema imunológico.

 

Contra o diabetes


É um legume de baixo índice glicêmico, ou seja, libera gradativamente o açúcar no sangue, evitando o aumento rápido da glicemia. Com isso, a insulina é produzida em menor quantidade, impedindo a queda acentuada da glicose no sangue. O consumo dela ajuda, inclusive, a controlar a necessidade que o organismo sente de repor esse nutriente, evitando a busca por carboidratos simples, como o açúcar.

 

Limpa o organismo


Ela é rica em fibras, assim faz com que o intestino trabalhe adequadamente, limpando o corpo das toxinas consumidas nos outros alimentos, além de te deixar saciada por muito tempo.

 

Tira o inchaço e emagrece


O alimento é composto por 90% de água, o que contribui para desinchar e combater a retenção de líquido. Outra boa notícia: é um pouco calórica! De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), cada 100g do legume apresenta apenas 19 kcal. Vale lembrar: para que a berinjela auxilie no processo da perda de peso você deve incluí-la na sua alimentação, mas também é necessário adotar hábitos saudáveis e uma rotina de exercícios físicos. Mudar seu estilo de vida faz toda a diferença para garantir uma vida saudável e livre de doenças.

 

Receitas pra lá de saudáveis!

 

Para diversificar o consumo, aprenda outras formas de preparo da berinjela: Água e farinha de berinjela! Tanto a farinha quanto a água são opções para consumir, no dia a dia, todos os nutrientes fornecidos por este vegetal, o que ajuda na manutenção do peso e da saúde. Conheça os benefícios da água e da farinha de berinjela

 

Água de berinjela


Possui um alto teor de fibras solúveis, que formam um gel no estômago, gerando a sensação de saciedade. O líquido ajuda, ainda, na eliminação de toxinas, na hidratação do organismo e na melhora do trabalho intestinal. Prepare em casa: corte 1/2 berinjela em cubos para cada 250ml de água mineral. Deixe os pedaços de molho da noite para o dia. Na manhã seguinte, descarte o legume e beba a água. Como consumir: a recomendação é ingerir 1 copo (250ml) por dia, pela manhã, ainda em jejum. Ela também pode ser utilizada no preparo de sucos naturais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Farinha de berinjela


Nesta versão, a concentração de fibras solúveis comparada com o alimento in natura é alta. Essa variedade auxilia na diminuição dos índices de colesterol e de triglicérides. Quando chega ao estômago as fibras se dissolvem, formando um gel que captura parte da gordura e açúcares dos alimentos. Resultado: menor acúmulo de calorias.

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.