26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
08/07/2021

Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde

Foto: Reprodução

A rotina atribulada e o uso cada vez maior da tecnologia fizeram com que as pessoas se tornassem mais sedentárias, comprometendo a saúde como um todo. Nesse contexto, os benefícios dos exercícios físicos precisam ser considerados e — mais do que isso — incorporados ao dia a dia de quem busca qualidade de vida.

 

Quando praticados na dose certa, de maneira regular e bem orientados, os exercícios têm o poder de melhorar a saúde física e mental — e os resultados podem ser percebidos, até mesmo, na pele.

 

Quer saber quais são os benefícios dos exercícios físicos para a saúde? Então, siga a leitura do post e entenda a importância de manter o corpo em constante atividade.

 

Veja também

 

Dieta climática: entenda como sua alimentação pode impactar a emissão de CO2 no planeta

 

Mitos e verdades sobre as dietas da moda que prometem emagrecimento rápido e milagroso. VEJA

 

Aumenta a disposição

 

Atividade física aumenta disposição e autoestima - SAÚDE NA CAPITAL

 

Um dos principais benefícios que a prática de atividades físicas proporciona é o aumento da disposição. Quem faz exercícios regularmente acorda mais descansado e executa as tarefas do seu dia a dia com muito mais energia. Isso, sem dúvida, tem reflexo nos afazeres domésticos, no trabalho e no lazer. Sim, até mesmo para aproveitar os momentos de ócio é preciso disposição.

 

Essa melhora na qualidade de vida pode ser sentida mesmo com a prática de exercícios simples — como uma caminhada ou uma corrida leve, por exemplo —, desde que haja regularidade.

 

Melhora a qualidade do sono

 

Dicas importante para melhorar a qualidade do sono - MEDICINA DO SONO

 

Exercícios são indicados para pessoas que sofrem de insônia ou que não conseguem descansar o suficiente enquanto dormem. Isso porque, durante a atividade física, o corpo libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a provocar o relaxamento da mente.

 

Além disso, quando os músculos entram em exaustão, causam um cansaço físico que também propicia o sono e, consequentemente, uma disposição maior para enfrentar a rotina no dia seguinte.

 

Ajuda a controlar a ansiedade e a depressão

 

Depressão e ansiedade na sociedade contemporânea - Blog | Conexa Saúde

 

Os exercícios praticados regularmente ajudam a aliviar sintomas como a tristeza, o desânimo, a irritabilidade e o nervosismo. Isso acontece porque, com a liberação da serotonina durante as atividades físicas, uma sensação de bem-estar toma conta do corpo e da mente.

 

Por isso, os exercícios são recomendados pelos médicos como coadjuvantes do tratamento para pacientes que precisam controlar a ansiedade e a depressão.

 

Ajuda a controlar o peso corporal

 

Controle de peso: equilíbrio entre os alimentos ingeridos e gasto calórico  - eu atleta | globoesporte.com

 

Com a atividade física, o corpo gasta energia e, assim, as calorias extras — que seriam acumuladas em forma de gordura — são queimadas durante a prática. Vale lembrar que o sobrepeso e a obesidade estão relacionados com uma série de doenças, tais como:

 

colesterol elevado;


doenças cardíacas;


hipertensão;


diabetes;


problemas circulatórios e ortopédicos.


Um estudo realizado pela Queen’s University, em Ontário, no Canadá revelou que pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de atividades físicas por semana vivem, em média, seis anos a mais do que pessoas sedentárias.

 

E vale destacar que, além dos benefícios para a saúde, o controle do peso contribui para a elevação da autoestima, deixando a pessoa mais segura e confiante.

 

Diminui o estresse


Os exercícios físicos conseguem relaxar o corpo e a mente, liberando as tensões acumuladas diariamente. Isso se deve, principalmente, à liberação do hormônio endorfina, que provoca a sensação de prazer, felicidade e euforia.

 

Além disso, a endorfina funciona como um analgésico natural, capaz de potencializar a sensação de bem-estar e controlar o estresse do dia a dia.

 

Tudo isso mostra que estar fisicamente ativo é uma ótima maneira de garantir mais tranquilidade para a rotina conturbada e cheia de pressão e exigências que a maioria das pessoas enfrenta.

 

Melhora o condicionamento físico


A melhoria considerável do condicionamento físico é outro benefício da prática regular de atividade física. Afinal, os exercícios ajudam a:

 

tornar os músculos mais desenvolvidos e tonificados, aumentando, assim, a sua força;


melhorar a circulação sanguínea e o fornecimento de nutrientes para os tecidos;


aumentar a força do coração, que passa a bombear melhor o sangue;


aumentar a troca de gases no pulmão, já que o órgão passa a receber mais ar e a enviar maior quantidade de oxigênio para o sangue.
Mantém a pele saudável


Os benefícios dos exercícios físicos também se estendem para a saúde e beleza da pele. Confira.

 

Pele mais hidratada

 

Xô, pele seca! 7 dicas para deixar a pele hidratada no inverno - Revista  Glamour | Pele

 

Com a intensificação do fluxo sanguíneo que acontece durante a atividade física, há um aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele.

 

Além disso, ocorre a diminuição da retenção de líquidos e as toxinas são eliminadas, graças ao aumento da velocidade de drenagem dos sistemas venoso e linfático. Tudo isso se reverte na pele, deixando-a hidratada, corada e viçosa.

 

Pele mais firme

 

Saiba como recuperar o colágeno da pele - Revista Marie Claire | Beleza

 


Com o movimento durante os exercícios, acontece uma renovação constante, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, o que reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas.

 

Isso sem falar no estímulo a fibroblastos e elastina que a atividade física proporciona. Eles são responsáveis por uma pele mais elástica e firme.

Pele mais jovem


O aumento de antioxidantes endógenos que acontece durante o exercício físico combate os radicais livres e, assim, leva ao retardamento do envelhecimento.

 

Nesse processo, principalmente em atividades como a musculação, também ocorre a intensificação da produção do hormônio do crescimento e da L Glutamina, ambos com grande poder antienvelhecimento.

 

Pele com menos acne

 

Flávia Pavanelli mostra pele com acne antes de tratamento: "Tão dolorido  que não conseguia encostar a mão" - Quem | QUEM News

Foto: Reproduções

 

O cortisol — conhecido como hormônio do estresse — também contribui para o aparecimento da acne quando se encontra em altos níveis no organismo. Em grandes quantidades, esse hormônio ainda estimula a glicação na pele, que nada mais é do que um processo em que o açúcar danifica o colágeno, provocando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

 

Como o exercício físico diminui o cortisol, a pele tem sua oleosidade controlada e a produção de ácido hialurônico é estimulada, deixando uma aparência mais bonita e saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

Enfim, os benefícios dos exercícios físicos vão desde uma pele mais jovem até o controle de doenças graves, como hipertensão, diabetes ou depressão. Para que você consiga atingir os objetivos desejados, é necessário que a prática das atividades seja regular e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional.

 

Fonte; Terra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.