26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
30/09/2022

Datafolha e Ipec divulgam última pesquisa eleitoral neste sábado

Foto: Reprodução

Levantamentos buscam retratar o cenário das eleições na véspera do primeiro turno, neste domingo, 2

Às vésperas do primeiro turno da eleição presidencial, novas pesquisas eleitorais do Ipec e Datafolha são esperadas neste sábado, 1º, a fim de retratar o cenário eleitoral e prever o resultado do pleito.

 

De acordo com os levantamentos feitos pelos institutos de pesquisa na última semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na frente da corrida presidencial com o maior percentual de intenções de votos, seguido do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

 

As pesquisas captam, com base em amostras, as tendências e propensões do eleitorado, e assim, forma-se um retrato mais apurado das urnas. Porém, as pesquisas não devem ser confundidas com os votos reais nas urnas.

 

Veja também

 

TSE arquiva ação de Bolsonaro que solicitava o afastamento de Moraes

 

Aras defende as urnas eletrônicas: 'Acreditamos no sistema'

 

IPEC


O Ipec deve divulgar uma nova pesquisa um dia antes da eleição. Segundo o último levantamento, divulgado na segunda-feira, 26, antes do último debate na TV Globo, Lula tinha 48% e Bolsonaro manteve os 31% das intenc?o?es de voto. O levantamento foi feito em parceria com a TV Globo e revelou estabilidade na disputa pela Presidência da República.

 

O levantamento mostrou que Lula seguia na lideranc?a, sendo citado por 48% dos eleitores (era 47% no estudo divulgado na segunda-feira anterior, dia 19). Ja? Bolsonaro, permaneceu com 31% das menc?o?es. Com isso, Lula estava 17 pontos percentuais à frente de Bolsonaro.

 

Já o candidato Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 6% das menc?o?es, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) permaneceram com os mesmos percentuais registrados anteriormente, 5% e 1%, respectivamente. O candidato Felipe d’Avila (Novo) tambe?m atingiu 1% das respostas (anteriormente na?o chegava a esse percentual). Le?o Pe?ricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) sa?o citados, mas novamente, na?o atingem 1% de menc?o?es, cada um. O nome de Constituinte Eymael (DC) constava no disco apresentado aos entrevistados, mas tambe?m na?o foi citado nessa pesquisa.

 

Eleitores que pretendem votar em branco ou anular seu voto totalizaram 4% (era 5%) e aqueles que na?o sabiam ou preferiram na?o opinar eram novamente 4%. Considerando a estabilidade do cena?rio e a margem de erro da pesquisa, Lula pode ter entre 46% e 50% das intenc?o?es de voto. Já as menc?o?es aos demais candidatos, somadas, ficam entre 46% e 42%.

 

Dessa forma, ainda na?o e? possi?vel afirmar se o petista poderia ou na?o vencer a eleic?a?o no primeiro turno.

 

Segundo o Ipec, 83% dos eleitores brasileiros consideram definitiva sua decisa?o de voto, enquanto 17% ainda podem mudar de opinia?o.

 

DATAFOLHA


A nova pesquisa do Datafolha deve ser divulgada neste sábado, 1º, véspera da eleição. Segundo o último levantamento, desta quinta-feira, 29, o ex-presidente Lula aparece com 50% dos votos válidos (contagem exclui brancos, nulos e indecisos). Já Bolsonaro soma 36%, Ciro Gomes aparece com 6%, Simone Tebet, 5%, e Soraya Thronicke, 1%.

 

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O cenário que contabiliza os votos válidos, que não leva em consideração os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, é o mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição. A apurac?a?o e divulgac?a?o do resultado oficial das eleic?o?es realizada pela Justic?a Eleitoral considera somente os votos va?lidos.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.