19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
28/05/2020

Datafolha: rejeição a Bolsonaro chega a 43%, após divulgação de vídeo de reunião ministerial

Foto: Reprodução

Índice é o maior desde o início do governo. Em abril, o percentual de brasileiros que consideram o governo ruim ou péssimo era de 38%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aumentou durante o último meses e foi a maior desde o início do governo. Segundo o levantamento, feito na segunda e terça-feira após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, 43% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior de 27 de abril, o índice era de 38%.


A aprovação — avaliação ótimo ou bom — segue estável: 33%, mesma porcentagem de abril. Já o percentual de eleitores que acham o governo regular caiu de 26% para 22%, indicando uma migração de pessoas que estavam nesse campo para uma avaliação negativa, uma vez que o percentual de ótimo/bom se manteve estável. Não souberam ou não quiseram responder 2% dos entrevistados.

 

A rejeição ao presidente aumenta para 53% entre os que disseram ter assistido ao video da reunião, apontada pelo ex-ministro Sergio Moro como prova de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. Entre esse mesmo segmento, 31% aprovam o governo. A rejeição e a aprovação entre quem não assistiu ficam em 32% e 35%, respectivamente.

 

Veja também

 

Datafolha: 61% das pessoas acham que Bolsonaro quis interferir na Polícia Federal

 

Após novo incômodo com STF, Bolsonaro convoca ministros para discutir estratégia de reação à Corte

Entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos, a rejeição do presidente é de 49%, enquanto a aprovação é de 42%. Nesse segmento, a fatia daqueles que acham Bolsonaro regular é de 8%. Já entre os mais pobres, com renda de até a dois salários mínimos por família, a taxa de ruim ou péssimo é de 43%. Na faixa de 2 a 5 salários, o índice é similar (42%). Entre quem tem renda de 5 a 10 salários, 48% reprovam Bolsonaro.

 

A rejeição ao presidente é maior também entre os brasileiros com maior escolaridade: 56% entre quem tem ensino superior, 43% (ensino médio) e 36% (ensino fundamental).

 

No Nordeste, 48% reprovam o governo, ante 45% no Sudeste, 39% no Sul e 38% no conjunto das regiões Norte e Centro-Oeste.

 

Menor confiança nas declarações de Bolsonaro


A pesquisa também questionou o nível de confiança em Bolsonaro. O percentual de entrevistados que disseram nunca confiar nas declarações do presidente subiu de 38% para 44%. Disseram confiar às vezes 32% contra 37% em abril, e sempre confiar 21%, mesmo percentual do mês passado. Não souberam responder 2%.

 

Segundo o levantamento, 52% acham que Bolsonaro perdeu a capacidade de governar, e 45% acham que ele ainda possui.

 

Sobre a liturgia da Presidência, acham que Bolsonaro nunca se comporta de forma adequada ao cargo 37% dos entrevistados contra 28%, há um mês. Já os que acham que ele se comporta mal na maioria das vezes oscilou de 25% para 23%, dentro da margem de erro. E os que acreditam que o presidente respeita as regras e normas do cargo são 13% (14% em abril).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A pesquisa ouviu 2.069 pessoas por telefone entre os dias 25 e 26 de maio de 2020. A margem de erro é de dois pontos percentuais.  

 

O Globo

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.