Candidato ao governo estadual promete fortalecer atendimento às vítimas de violência, concluir a Casa da Mulher Brasileira e incentivar emprego e empreendedorismo feminino
O candidato ao Governo do Amazonas, David Almeida (Avante), apresentou o programa Amazonas por Elas, com propostas voltadas à proteção, ao acolhimento e à autonomia das mulheres em todo o Estado. Entre as medidas anunciadas estão a conclusão da Casa da Mulher Brasileira, a ampliação das Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher e dos Centros de Referência em Atendimento à Mulher.
Segundo David, a proposta pretende fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência e ampliar a oferta de serviços especializados para municípios do interior. O candidato também afirmou que pretende concluir a Casa da Mulher Brasileira, projeto desenvolvido em parceria entre o governo federal e o Estado.
“Mulher nenhuma pode viver com medo dentro da própria casa ou se sentir desamparada quando procura o poder público. No nosso governo, vamos ampliar a rede de proteção, fortalecer o atendimento às vítimas de violência e levar essa estrutura também para o interior. O Amazonas por Elas será uma política de acolhimento, proteção e oportunidade para que cada mulher possa reconstruir sua vida com segurança e dignidade”, declarou.
Veja também

STF impede Roberto Cidade de contratar empréstimo de R$ 1,46 bilhão durante período eleitoral
Além das ações de enfrentamento à violência, o programa inclui medidas para ampliar a participação feminina no mercado de trabalho. A proposta prevê iniciativas de qualificação profissional, incentivo à geração de renda e apoio a mulheres que desejam abrir ou fortalecer negócios próprios.
EMPREGO E EMPREENDEDORISMO
David afirmou que a autonomia financeira deve fazer parte das políticas públicas de proteção às mulheres. A ideia apresentada pelo candidato é ampliar o acesso à qualificação e ao emprego, além de criar mecanismos de incentivo ao empreendedorismo feminino.
“Proteger também é criar condições para que a mulher tenha independência e possa escolher o seu próprio caminho. Vamos ampliar a qualificação profissional, facilitar o acesso ao emprego e apoiar as mulheres que querem abrir ou fortalecer o próprio negócio. Queremos mais mulheres inseridas no mercado de trabalho, empreendendo, gerando renda e conquistando autonomia em todo o Amazonas”, afirmou.
CASA YCAMIABAS COMO REFERÊNCIA
Durante a apresentação das propostas, David citou a Casa Ycamiabas, criada durante sua gestão à frente da Prefeitura de Manaus, como uma das referências para a política que pretende implementar no Estado.
A unidade oferece atendimento a mulheres vítimas de violência e mantém ações e parcerias voltadas à qualificação e à inserção no mercado de trabalho. Segundo o candidato, a iniciativa busca oferecer condições para que as mulheres possam reconstruir suas vidas após situações de violência.
“A Casa Ycamiabas é exemplo do que fiz como prefeito e deu certo. Agora, vamos levar o modelo para o restante do Estado”, afirmou.

Foto: Reprodução
EXPANSÃO PARA O INTERIOR
Um dos principais pontos do Amazonas por Elas é a ampliação dos serviços especializados para além da capital. A proposta prevê o fortalecimento da rede de proteção e atendimento em diferentes regiões do Estado, com ações que combinem acolhimento, segurança, qualificação profissional e geração de renda.
De acordo com o plano apresentado por David, a criação de oportunidades econômicas será tratada como parte das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, buscando oferecer condições para que vítimas tenham maior independência financeira e possam reconstruir suas vidas com mais segurança e autonomia.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.