NOTÍCIAS
Plantão Policial
DERFV devolve 60 motocicletas roubadas e furtadas recuperadas em operações no interior do estado. VEJA VÍDEO
Foto: Divulgação

As motocicletas roubadas e furtadas estavam em cidades do interior do Amazonas e foram recuperadas em operações da DERFV

A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), realizou, nesta sexta-feira, 16, a devolução de 60 motocicletas oriundas de roubos e furtos, recuperadas durante operações policiais em municípios do interior do estado. A devolução foi feita na sede da unidade especializada no Conjunto Bela Vista, bairro do Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus.


Os veículos foram apreendidos nos municípios de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), Careiro (a 88 quilômetros), Careiro da Várzea (a 25 quilômetros) e Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros da capital), e agora foram restituídos aos respectivos proprietários, devidamente identificados ao longo das investigações.


“Essa operação continuará sendo realizada nos municípios do interior. Nossa intenção é alcançar todo o estado. Essa estatística não representa apenas um número, mas sim um golpe contra os criminosos e, principalmente, o reflexo do nosso empenho nas investigações, que visam devolver às vítimas seus bens e restabelecer a sensação de segurança, especialmente para aqueles que dependem dos veículos para sustentar suas famílias”, destacou o delegado-geral Bruno Fraga.

 

Veja também

 

Homem que estuprou criança autista de 8 anos é preso no município de Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus. VEJA VÍDEO

 

Câmera de segurança filma reunião de criminosos e distribuição de armas de fogo em rua da comunidade Nossa Senhora de Fátima, Zona Norte de Manaus. VEJA VÍDEO

Delegado-geral Bruno Fraga destacou que estas operações

continuarão sendo realizadas na capital e interior do estado

 

INVESTIGAÇÕES

 

Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as apreensões são resultado de operações realizadas especialmente nos municípios de Nova Olinda do Norte, onde foi apreendida a maioria das motocicletas, e Autazes. Nesta fase, a atuação também se estendeu à zona rural, nas comunidades de Novo Céu (pertencente a Autazes) e Purupuru (pertencente ao Careiro Castanho). A operação contou com o apoio das forças de segurança locais.

 

"Constatamos que grande parte das motocicletas furtadas ou roubadas na capital é levada ao interior. Muitas pessoas foram enganadas por meio de redes sociais, ao adquirirem motos por grupos de WhatsApp, portais ou plataformas digitais. Esses veículos geralmente têm placas clonadas e sinais identificadores adulterados, sendo vendidos como se fossem regulares", disse o titular da DERFV.

 

 

Delegado revelou os detalhes das operaçõesrealizadas 

e que culminaram em 60 motocicletas recuperadas 

 

Durante a operação, prisões pontuais foram efetuadas, inclusive a do líder do grupo criminoso. O indivíduo já se encontrava preso, com três mandados de prisão em aberto, e foi capturado no final de março. Ele próprio adulterava os veículos, comprando-os por cerca de R$ 1.800,00 e os enviava ao interior por meio de embarcações.



Barreto explicou que estar de posse de um veículo oriundo de roubo ou furto configura o crime de receptação, conforme o Código Penal. No entanto, cada caso é analisado individualmente. Quando se comprova que o comprador não tinha conhecimento da origem ilícita, é mais difícil imputar responsabilidade. Contudo, a posse de um veículo com sinais identificadores adulterados é crime, independentemente da origem.

 

“Em relação às compras pelas redes sociais, orientamos que a população tenha extrema cautela. Não basta apenas consultar a placa por aplicativos, pois muitas vezes elas são clonadas. Atualmente, é ainda mais fácil falsificar documentos digitais. Por isso, recomendamos que a compra seja feita diretamente com o proprietário legal do veículo ou em estabelecimentos autorizados. Dessa forma, em caso de golpe, o comprador poderá buscar seus direitos judicialmente”, afirmou.

 

TECNOLOGIA ALIADA À SEGURANÇA

 

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, parabenizou a atuação da Polícia Civil e destacou a importância do Cerco Inteligente de Videomonitoramento – Paredão – nas ações de combate ao roubo de veículos.

 

“De janeiro a março deste ano, registramos a menor média histórica de roubos de veículos na capital. Para se ter ideia, em 2011, tivemos 497 carros roubados nesse período. Este ano, o número caiu para 46,3. Isso é fruto de muita integração, uso de tecnologia e, principalmente, do profissionalismo da Polícia Civil”, relatou Almeida.

 

Secretárioi de Segurança, Vinícius de Almeida destacou

sistema de Paredão e parabenizou equipe

da DERFV pelo êxito nas operações 

 

“Pretendemos avançar ainda mais, com novas operações, e estamos estudando a possibilidade de trazer policiais civis do interior para a capital, a fim de capacitá-los, uma vez que já dispomos de internet de qualidade em diversas localidades do interior”, afirmou o secretário.

 

VÍTIMAS DOS CRIMINOSOS

 

A vendedora Rita Castro, que esteve na sede da DERFV para reaver sua motocicleta, relatou que teve o bem roubado há nove meses. Ela parabenizou a atuação dos policiais e disse estar muito agradecida, pois já havia perdido a esperança de recuperar o veículo.

 

Já o motorista de aplicativo Lucas Magalhães, que também teve a moto furtada e foi buscá-la na DERFV, contou que não esperava recuperá-la, já que o crime havia ocorrido há cinco meses. Ele disse estar muito feliz ao receber a ligação da Polícia Civil para comparecer à delegacia e reaver seu bem.

 

Várias motocicletas recuperadas foram devolvidas

ao proprietários na manhã desta sexta-feira

(Fotos: Divulgação)

 

DENÚNCIAS À DERFV

 

A PC-AM reforça que a população pode colaborar com as investigações por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), diretamente à DERFV ou à unidade policial mais próxima.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A DERFV está localizada na Rua Adelaide Carraro, conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

 

VEJA VÍDEO: 
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.