NOTÍCIAS
Política
Desgastado com Lula, presidente da Previ está na corda bamba e corre risco de demissão
Foto: Reprodução

Desde o ano passado, o sindicalista sofre um processo de desgaste junto ao presidente Lula

O presidente da Previ, fundação de previdência complementar dos funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga, corre risco de ser demitido do cargo. Desde o ano passado, o sindicalista sofre um processo de desgaste junto ao presidente Lula.

 

O maior foco de incômodo de Lula é a relação de proximidade de Fukunaga com o advogado Tiago Cedraz, filho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz. Chegou a Lula a informação de que o presidente da Previ e o advogado têm realizado uma série de agendas em conjunto, inclusive no exterior.

 

Ambos teriam viajado juntos para o Japão, no ano passado, e Tiago teria acompanhado o presidente da Previ em agendas profissionais. Procurado, Fukunaga não quis se manifestar sobre as agendas e nem sobre sua relação com o advogado.

 

Veja também 

 

A vacina anti-STF para aumentar as chances do projeto de anistia do 8 de janeiro

 

Duda Salabert aciona PGR para pedir prisão de Bolsonaro por manifestação no Rio

Auxiliares de Lula relataram que, no ano passado, o presidente chegou a ter uma reunião com Fukunaga para externar suas queixas. O entendimento que é a proximidade entre ambos não seria salutar para a entidade, o que incluiu preocupação com empresários que são clientes de Cedraz.

 

Como nada mudou, Lula sinalizou a integrantes do governo que lavou as mãos sobre o presidente da Previ e também deu o aval para a demissão do sindicalista do posto.

 

A pressão sobre a troca de Fukunaga aumentou com a aprovação do TCU para instaurar uma auditoria na Previ. Em resposta, Fukunaga disse que a corte de contas agiu politicamente ao aprovar a abertura do procedimento, em caráter de urgência, sobre sua gestão da entidade. A fala de Fukunaga foi mal recebida entre os ministros, pois foi interpretada como um ataque a Walton Alencar, relator do processo, e despertou o espírito de corpo dos membros do TCU.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Para sustentar o pedido de urgência da investigação, o ministro Walton ressaltou que a Previ registrou déficit de R$ 14 bilhões no acumulado de janeiro a novembro de 2024. A Previ nega risco de desequilíbrio e argumenta que não cabe ao TCU fazer esse tipo de fiscalização. 

 

Fonte: O Poder360

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.