26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
28/02/2020

Detran-AM flagrou 277 motoristas embriagados no Carnaval e realizou ações educativas que alcançaram 200 mil pessoas

Foto: Foto: Tácio Melo / Secom

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 27, durante balanço da operação Carnaval da Paz 2020

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou, entre sexta-feira, 21, e a noite da última quarta-feira, 26, motoristas dirigindo sob o efeito de álcool em Manaus e na Região Metropolitana da capital.

 

Ações educativas do órgão alcançaram, aproximadamente, 200 mil pessoas em blocos, bandas e no Sambódromo. A fiscalização faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para a promoção de um trânsito seguro. Quatro motoristas foram presos por embriaguez ao volante.

 

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 27, durante balanço da operação Carnaval da Paz 2020, realizado pelos órgãos de segurança, com a presença do secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, da delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Danízio Valente, e do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

 

Veja também

Em 10 horas de operação, Detran-AM flagra 105 motoristas alcoolizados em Manaus

‘Bloco do Detran’ vai levar educação para o trânsito aos eventos carnavalescos

 

O número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, em 2020, cresceu 20,43% em relação ao Carnaval de 2019, quando 230 motoristas alcoolizados foram flagrados ao volante. Neste ano, o Detran-AM realizou 6.929 testes de alcoolemia, um crescimento de 169% em relação do mesmo período do ano passado quando foram realizados 2.575 testes.

 

Intensificação das fiscalizações 

 

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que os números foram extremamente positivos do ponto de vista da segurança pública. "Nós entendemos o balanço como positivo. É natural a intensificação das fiscalizações nesse período de Carnaval, à semelhança do que foi feito nas festas de fim de ano e no Carnaval também do ano passado. Nós cumprimos à risca o nosso papel institucional que o Código de Trânsito Brasileiro nos impõe, que é trabalhar não só com a repressão, mas também com a prevenção”, disse.

 

As fiscalizações foram intensificadas nas barreiras

 

Ações educacionais 

 

Rodrigo de Sá destacou, ainda, o trabalho realizado pela área educacional. “Investimos significativamente na área da educação. A Gerência de Educação conduziu um trabalho de dramatização. Fomos até às bandas, blocos e estávamos nas principais aglomerações de pessoas levando conscientização de trânsito de um modo lúdico, potencializando a absorção da necessária responsabilidade de dirigir um veículo automotor", salientou.

 

Servidores orientando motoristas sobre as leis de trânsito 

 

Multas

 

Durante as fiscalizações, 628 multas foram aplicadas e 121 veículos foram removidos ao parqueamento por diversas irregularidades. O médico Vitor Albuquerque foi um dos motoristas abordados e aprovou a fiscalização. “Eu acho extremamente importante porque, ultimamente, principalmente nessa época do ano, Carnaval, o pessoal começa a extrapolar e a irresponsabilidade pode gerar muitos acidentes”, disse o médico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

Prevenção

 

Ações de educação alcançaram aproximadamente 200 mil pessoas, um crescimento de 900% em relação ao ano de 2019, quando 20 mil pessoas foram alcançadas pelas ações educativas. Neste ano, o Detran-AM promoveu um trânsito seguro por meio de ações educativas dinâmicas. O “Bloco do Detran” passou em bares, blocos, bandas de Carnaval e pelo Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, levando alegria e conscientização para o trânsito por meio de abordagens educativas e encenação teatral para alertar os motoristas sobre os riscos de misturar bebida e direção.

 

Bloco do Detran invadiu as ruas no Carnaval em Manaus
 

 

Alegria que contagiou e orientou os motoristas

 

Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM (Fotos: Divulgação)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.