O ministro Dario Durigan em entrevista ao g1
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta sexta-feira (3) que o Pix não prejudica empresas americanas e defendeu que critérios técnicos prevaleçam na decisão dos Estados Unidos sobre a possível imposição de tarifas contra produtos brasileiros.
Segundo Durigan, as acusações de que o sistema de pagamentos brasileiro restringe a atuação de empresas dos EUA não se sustentam. O ministro argumentou que o Pix ampliou a concorrência no setor financeiro, reduziu custos para consumidores e democratizou o acesso aos meios de pagamento.
A declaração ocorre em meio à investigação comercial conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), que avalia uma tarifa adicional de 25% sobre mercadorias brasileiras. Entre os pontos questionados pelos americanos está justamente o Pix, além de temas ligados ao comércio digital e regulação econômica.
Veja também

Polícia Federal faz operação para apurar irregularidades na aplicação de emendas Pix
Durigan reforçou que o Pix não está em negociação e classificou o sistema como um patrimônio nacional. Ele também disse esperar que prevaleça a racionalidade nas discussões, para evitar medidas que prejudiquem a relação comercial entre os dois países.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O governo brasileiro segue tentando reverter a possível taxação por meio de diálogo diplomático, enquanto autoridades defendem que não há fundamento técnico para penalizar o Brasil com novas barreiras comerciais.