NOTÍCIAS
Eleições 2026
Eleições de 2026: quando é a data do primeiro e segundo turno?
Foto: Reprodução

O primeiro turno acontece no dia 4 de outubro. Caso seja necessário, os eleitores voltam às urnas no dia 25 de outubro

Nestas eleições de 2026, os brasileiros vão às urnas para escolher os ocupantes dos principais cargos do país no dia 4 de outubro de 2026. No primeiro turno das eleições gerais, serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso necessário, o segundo turno está marcado para 25 de outubro.

 

Uma das novidades do processo eleitoral é a alteração nas datas de posse. A partir de 2027, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, enquanto os governadores tomarão posse no dia seguinte, 6 de janeiro.

 

Veja também 

 

TRE-AM transfere locais de votação ligados à candidata Maria do Carmo em Manaus

 

Amazonas contabiliza 11 denúncias de propaganda eleitoral irregular nos primeiros dias de campanha

 

QUANDO COMEÇA A PROPAGANDA ELEITORAL?


A campanha eleitoral já começou em 16 de agosto de 2026, tanto nas ruas quanto na internet. Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão terá início 35 dias antes da antevéspera da eleição, conforme o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

QUANDO ACONTECEM AS ELEIÇÕES 2026?


O primeiro turno das eleições 2026 acontece no dia 4 de outubro, enquanto o segundo turno será no último domingo de outubro, dia 25.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

QUANDO COMEÇA A PROPAGANDA NA TV E NO RÁDIO?


O horário eleitoral gratuito, exibido no rádio e na televisão, entra no ar em 28 de agosto. De acordo com o TSE, os programas em rede são exibidos em dias alternados para presidente da República, governador, senador e deputados federais, estaduais e distritais, conforme calendário e horários estabelecidos pela resolução. Nesse mesmo período, as emissoras também devem reservar 70 minutos diários para inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação diária, de acordo com os critérios previstos na legislação eleitoral. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.