NOTÍCIAS
Geral
Eliana Alves Cruz conquista o Jabuti com “Meridiana”; confira os destaques da premiação
Foto: Divulgação

Obra que retrata os desafios de uma família negra em ascensão social vence na categoria Romance Literário; Lygia Bojunga recebe homenagem especial por sua contribuição à literatura brasileira.

A escritora Eliana Alves Cruz conquistou o prêmio de Melhor Romance Literário na 68ª edição do Prêmio Jabuti com o livro Meridiana. Os vencedores da tradicional premiação da literatura brasileira foram anunciados na noite desta terça-feira (27), em cerimônia organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

A obra premiada acompanha a trajetória de uma família negra que deixa a favela e ascende socialmente, mas passa a enfrentar os desafios e as contradições de uma sociedade marcada pelo racismo estrutural.

 

Narrado em primeira pessoa por diferentes integrantes da família, incluindo pais e filhos, o romance apresenta perspectivas distintas sobre essa transformação social. A multiplicidade de vozes permite explorar as experiências individuais e os conflitos vividos ao longo dessa trajetória.

 

Veja também 

 

Irmã de Deolane Bezerra se manifesta após tribunal negar recurso da defesa

 

Dois homens morrem em confronto com a PMGO na BR-070; drogas e armas são apreendidas

 

LYGIA BOJUNGA RECEBE HOMENAGEM ESPECIAL

 

A edição deste ano também homenageou a escritora Lygia Bojunga, escolhida como Personalidade Literária do Prêmio Jabuti.

 

O reconhecimento ocorre no ano em que o livro A Bolsa Amarela, uma de suas obras mais conhecidas, completa 50 anos. A autora foi celebrada por sua contribuição à literatura brasileira, especialmente à produção destinada ao público infantil e juvenil.

 

Ao longo de sua carreira, Lygia construiu uma obra reconhecida por abordar questões complexas sem subestimar a capacidade de compreensão de crianças e adolescentes.

 

PREMIAÇÃO REUNIU 115 FINALISTAS

 

O 68º Prêmio Jabuti contou com 115 finalistas distribuídos em 23 categorias, organizadas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

 

As obras foram avaliadas com base em critérios como qualidade literária ou técnica, relevância e aspectos editoriais. A premiação reconhece trabalhos de diferentes gêneros e áreas, incluindo romances, poesia, histórias em quadrinhos, biografias, educação, negócios e projetos de incentivo à leitura.

 

CONFIRA OS PRINCIPAIS VENCEDORES

 

Entre os destaques da edição estão autores consagrados e novos nomes da literatura nacional.

 

Eixo Literatura

 

Romance Literário: Meridiana, de Eliana Alves Cruz, publicado pela Companhia das Letras.

 

Conto: Massaranduba, de Abáz, publicado pelo Senac Rio.

 

Crônica: Viagem no país da crônica, de Humberto Werneck, publicado pela Tinta-da-China Brasil.

 

Escritor Estreante – Poesia: História a que ninguém deu nome, de Juliana Cajives, publicado pela Mormaço Editorial.

 

Escritor Estreante – Romance: Pitangas verdes, de Mariana Lobato Botter, publicado pela Labrador.

 

Histórias em Quadrinhos: Ouroboros, de Luckas Iohanathan, publicado pela Comix Zone.

 

Infantil: A letra, de Leo Cunha e Raquel Matsushita, publicado pela Maralto.

 

Juvenil: A única da sala, de Tathyana Viana, publicado pela FTD.

 

Poesia: Boris e Marina, de Alberto Martins, publicado pela Companhia das Letras.

 

Romance de Entretenimento: Cartografia para caminhos incertos, de Ian Fraser, publicado pela Intrínseca.

 

Eixo Não Ficção

 

Artes: Abdias, intérprete do Brasil: textos sobre raça e cultura brasileira de 1940 a 1990, organizado por Tulio Custódio, publicado pela Todavia.

 

Biografia e Reportagem: Trincheira tropical: a Segunda Guerra Mundial no Rio, de Ruy Castro, publicado pela Companhia das Letras.

 

Economia Criativa: A (r)evolução das habilidades para o futuro do trabalho na era da inteligência artificial, de Martha Gabriel, publicado pelo Senac São Paulo.

 

Educação: Como conversar com crianças sobre racismo e diversidade, de Manuel Alves de Sousa Junior, publicado pela Schreiben.

 

Negócios: Não se esqueça!: 50 memorandos sobre gestão e liderança com propósito, comprometimento e proatividade, de Mario Sergio Cortella, publicado pela Record.

 

Saúde e Bem-Estar: A paixão pela mentira: a família e as tiranias, de Paulo Schiller, publicado pela Todavia.

 

Eixo Produção Editorial

 

Capa: Frans Krajcberg, com projeto da Alles Blau, publicado pelo MAPS – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

 

Ilustração: Guernica: a arte em busca da paz, de Vinicius Sabbato, publicado pela Via Lúdica.

 

Projeto Gráfico: Dobra, com projeto de Raul Loureiro, publicado pela Cosac.

 

Tradução: O cavaleiro de bronze e outros contos e versos, traduzido por Rubens Figueiredo e publicado pela Penguin-Companhia das Letras.

 

Eixo Inovação

 

Incentivo à Leitura – Projeto: Cartovivências nas periferias da cidade, de Ricardo Barbosa da Silva.

 

Livro Brasileiro Publicado no Exterior: Os substitutos, publicado pela Companhia das Letras em parceria com a editora francesa Métailié.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
 

Com o reconhecimento de Meridiana, Eliana Alves Cruz ganha destaque em uma edição que valoriza a diversidade de gêneros literários e a contribuição de autores brasileiros para a cultura nacional. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.