NOTÍCIAS
Bizarro
Esqueletos de soldados romanos mortos em batalha há 1.800 anos são achados no fundo de poço
Foto: Reprodução

Restos mortais estavam bem preservados; batalha de Mursa ocorreu em região da Croácia

Os esqueletos de soldados romanos mortos em batalha foram achados no fundo de um poço no leste da Croácia. Sete "vítimas de um evento catastrófico" foram encontrados no que os arqueólogos chamam de "vala comum". Os esqueletos estavam bem preservados, permitindo aos especialistas revisitar com detalhes a história antiga.

 

De acordo com o cientistas, os restos mortais pertenciam a participantes da batalha de Mursa, que ocorreu há cerca de 1.800 anos, envolvidos em violento combate corpo a corpo. Normalmente, valas comuns não eram usadas para enterros romanos. Mas os cientistas que escrevem no estudo afirmam que, às vezes, era uma opção durante "eventos catastróficos". O estudo, liderado por Mario Novak, foi publicado na edição de outubro da revista científica "PLOS ONE", após anos de análise dos restos mortais.

 

A descoberta foi feita quando a área estava sendo preparada para a construção de uma universidade em Osijek (nome atual de Mursa). Vários dos esqueletos, que foram descobertos originalmente em 2011, apresentavam sinais de ferimentos, incluindo dois "ferimentos cranianos por força contundente".

 

Veja também 

 

Menino de 10 anos é submetido a remoção de tatuagem após ter palavra chula escrita na testa

 

Amityville: episódios mal-assombrados em casa de massacre que inspirou filmes e séries de terror completam 50 anos

O Império Romano conquistou a região no século I AC e estabeleceu um acampamento, que deu origem a um assentamento civil romano. A ocupação prosperou e se tornou um importante centro de comércio e artesanato, segundo especialistas. Séculos depois, Mursa viveu um período de muita agitação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"A cidade desempenhou um papel importante em vários eventos históricos, especialmente nos séculos III/IV DC., durante a chamada Crise do Terceiro Século' (235–284 d.C.)", explicaram os autores do estudo. "Quando vários imperadores e pretendentes lutaram pelo trono, resultando em inúmeras batalhas que enfraqueceram significativamente o Império. Por exemplo, em 260 DC., o imperador Galiano lutou contra Ingênuo, e em 351 DC, o imperador Constâncio II derrotou Magnêncio em batalhas que ocorreram fora dos muros de Mursa", acrescentaram. 

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.