09 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
12/02/2022

Estresse prejudica a pele, sabia? Aprenda a combater os efeitos!

Foto: Reprodução

Quando falamos sobre estresse uma coisa é fato: pelo menos uma vez na vida — ou na semana! — você vai se sentir estressado. Isso porque nem sempre o dia é fácil, né? Preocupações, demandas, prazos, correrias... Motivos para desencadear o sentimento é o que não falta!

 

Por tantas razões, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que essa reação natural do organismo já é considerada uma epidemia e atinge cerca de 90% da população mundial. Muita coisa, né?!

 

Mas, embora comum, será que o estresse deve ser mesmo normalizado como uma sensação comum do cotidiano? Do ponto de vista da saúde a resposta é bem simples: não! Afinal, as consequências do estresse no corpo são muitas e podem refletir, inclusive, na sua pele, sabia?

 

Veja também

 

Reverse skincare: a tendência para cuidar da sua pele em 2022

 

7 mitos e verdades sobre o ácido hialurônico, o queridinho do skincare

 

Segundo a dermatologista Marina Pipa, a derme é o maior órgão do nosso corpo e reflete o que está acontecendo com o organismo. "O estresse ativa o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal, com consequente secreção de hormônios e sinais neuronais como, por exemplo, o cortisol e adrenalina. Na pele, podemos encontrar receptores para esses hormônios e neurotransmissores, tornando-a alvo deles", explica.

 

Manifestações

 

A especialista destaca ainda que estar estressado por si só não causa nada, no entanto, principalmente em pacientes predispostos, essa condição costuma agravar doenças, funcionando como um gatilho. "O estresse crônico pode alterar a barreira cutânea, a microbiota e agravar doenças, como psoríase, dermatite atópica, dermatite seborreica, prurido, acne, rosácea e alguns tipos de queda de cabelo", aponta.

 

Outras modificações no corpo como desidratação, aspecto de exaustão e surgimento ou piora de lesões devem soar o sinal de alerta de que algo não vai bem. As possíveis causas? Exaustão diária e noites mal dormidas — geralmente motivadas e/ou resultantes de estresse.

 

Combatendo o vilão

 

Marina garante que para ajudar a pele é necessário sobretudo atuar nessa causa como um todo, afinal, é você quem está estressado e não sua pele. Ela fica apenas sensibilizada como resposta desse estresse.

 

"Se o problema for crônico, é importante associar aos cuidados dermatológicos também uma psicoterapia, atividades que tragam prazer, exercício físico e até a readaptação no trabalho".
Portanto, o combo skincare e autocuidado serão seus melhores amigos nessa jornada, viu? Manter a rotina em dia trará bem-estar e relaxamento, duas sensações necessárias nesse momento.

 

E lembre-se que a correria não é um empecilho para os cuidados com a pele: é possível manter etapas eficientes em poucos minutos. Confira a sugestão da dermatologista:

 

-Ao acordar: lave o rosto, aplique um hidratante e o protetor solar;

 

-De noite: aposte em um demaquilante, cleasing oil ou cleasing balm, sabonete e hidratante novamente. Para pacientes com acne, pode ser usado algum ativo de tratamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Vale lembrar que a exposição solar sem a devida proteção também é uma grande vilã, causando efeitos de curto e longo prazo, como vermelhidão, descamação, ardência, envelhecimento, manchas e o câncer de pele. Além disso, todos os produtos usados no skincare devem ser indicados por seu médico", reforça a especialista.  

 

Fonte: Alto astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.