Fontes ouvidas pela CNN citam expectativa de deslocamento de equipamentos da África para o Comando Sul; Departamento de Estado notificou Congresso sobre envio de US$ 52 milhões a quatro países latinos
O Exército dos Estados Unidos prepara o deslocamento de drones MQ-9 Reaper que atualmente estão na África para o Comando Sul, estrutura militar responsável pelas operações americanas na América do Sul. A movimentação ocorre enquanto o governo de Donald Trump amplia a presença militar na região e anuncia novas parcerias para ações contra o tráfico de drogas e grupos armados.
Ainda não há definição sobre quantos drones serão transferidos. Os MQ-9 Reaper são utilizados em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento e também podem realizar ataques de precisão. A transferência faz parte de um movimento mais amplo de equipamentos militares americanos em direção ao Hemisfério Ocidental.
A mudança ocorre paralelamente à ampliação da cooperação militar dos EUA com países sul-americanos. Entre as ações previstas estão operações classificadas pelo governo americano como antidrogas e antiterrorismo, incluindo atividades conjuntas com nações parceiras da região.
Veja também

Quase 50 pessoas morrem na Nigéria após beberem álcool suspeito de conter metanol
Ataque a tiros em escola deixa mortos e feridos nas Filipinas
Além dos equipamentos, Washington também pretende redirecionar US$ 52 milhões em recursos militares que estavam destinados a países da Europa e do Oriente Médio para parceiros da América Latina. Panamá, Peru, Equador e Colômbia estão entre os países que podem receber os recursos, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (18).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
A estratégia representa uma mudança de prioridade na distribuição de recursos e equipamentos militares dos Estados Unidos, com maior atenção ao Hemisfério Ocidental. O planejamento, porém, ainda está em andamento, e detalhes sobre a quantidade de drones e o cronograma da transferência não foram divulgados.