NOTÍCIAS
Internacional
EUA revogam mais de 600 vistos em ofensiva contra o chamado ''turismo de nascimento''
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Chefe do departamento de Estado afirma que empresas ilegais orientam estrangeiros a fraudar o sistema de vistos para garantir cidadania americana a filhos nascidos no país

O governo dos Estados Unidos intensificou a fiscalização contra o chamado “turismo de nascimento” e já revogou mais de 600 vistos de estrangeiros envolvidos nesse tipo de prática, segundo o secretário de Estado americano, Marco Rubio. A medida faz parte de uma força-tarefa criada para identificar possíveis fraudes no sistema de imigração.

 

O chamado turismo de nascimento ocorre quando estrangeiras viajam aos Estados Unidos com o objetivo de dar à luz no país e garantir a cidadania americana aos filhos. Segundo o governo, redes especializadas estariam orientando mulheres grávidas sobre como entrar nos EUA, além de fornecer hospedagem, organizar viagens e, em alguns casos, falsificar documentos para esconder o verdadeiro objetivo da viagem.

 

Rubio afirmou que a nova força-tarefa vai monitorar titulares de vistos em diferentes países para identificar indícios de fraude. O Departamento de Estado também pretende desmontar grupos que lucram com esse tipo de operação e advertiu que estrangeiros que apresentarem informações falsas poderão ter os vistos cancelados e enfrentar restrições para voltar aos Estados Unidos.

 

Veja também

 

Naufrágio de balsa no Zimbábue deixa ao menos 44 mortos e mobiliza equipes de resgate no lago Kariba. VEJA VÍDEO

 

Charles e Camilla queriam que Kate Middleton mudasse de nome por motivo inusitado

 

A ofensiva ocorre em meio à política migratória mais rígida adotada pelo governo de Donald Trump. O presidente assinou novas medidas para tentar limitar a cidadania por nascimento, enquanto a discussão sobre o chamado jus soli — princípio que garante cidadania à maioria das pessoas nascidas em território americano — segue provocando disputas políticas e judiciais no país.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram 

 

Em uma publicação nas redes sociais, Rubio afirmou que a cidadania americana “não está à venda” e prometeu utilizar os mecanismos disponíveis para combater as redes de turismo de nascimento. A operação faz parte de uma ofensiva migratória mais ampla: somente durante o governo Trump, o Departamento de Estado informou ter revogado mais de 175 mil vistos por diferentes motivos, incluindo violações das regras de imigração, crimes e fraudes. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.