NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
Ex-executiva do WhatsApp no Brasil lança iniciativa contra big techs e critica ''poder desmedido''
Foto: Reprodução

Uma ex-executiva do WhatsApp no Brasil decidiu enfrentar diretamente as grandes empresas de tecnologia ao lançar uma iniciativa voltada à denúncia de práticas consideradas abusivas no setor.

 

Após deixar a companhia em 2025, Daniela da Silva criou a organização Ctrl+Z, com o objetivo de oferecer um canal seguro para denúncias anônimas envolvendo big techs. A proposta surge em meio ao aumento das críticas sobre o poder concentrado dessas plataformas digitais.

 

Segundo a ex-executiva, as gigantes do setor exercem um “poder totalmente desmedido”, com forte influência sobre a circulação de informações e sobre decisões que impactam diretamente a sociedade. A saída dela da empresa teria sido motivada por discordâncias com rumos adotados pela Meta, liderada por Mark Zuckerberg.

 

Veja também

 

Cientistas brasileiros desenvolvem molécula inovadora que pode revolucionar combate à malária

 

Como cientistas conseguem detectar galáxias no Universo e revelar bilhões de anos do passado cósmico

 

A plataforma desenvolvida pela Ctrl+Z deve permitir que funcionários e usuários relatem irregularidades com anonimato reforçado por tecnologias como a rede Tor. A iniciativa também prevê atuação em frentes como jornalismo investigativo, mobilização social e ações judiciais estratégicas.

 

O movimento ocorre em um contexto de crescente debate sobre regulação das big techs no Brasil e no mundo, incluindo temas como desinformação, uso de dados e influência política. Especialistas apontam que o poder econômico e tecnológico dessas empresas tem avançado mais rápido do que a capacidade de fiscalização dos governos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram  

 

A criação da organização reforça a discussão sobre transparência e responsabilidade das plataformas digitais, além de reacender o debate sobre os limites da atuação dessas empresas em democracias. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.