Nutricionista de Cleveland alerta que consumo de carboidratos deve considerar aspectos como insônia e controle de açúcar no sangue
Os carboidratos são um dos componentes mais importantes da dieta de qualquer pessoa. Por esse motivo, uma nutricionista registrada da Cleveland Clinic, Kate Patton, revelou qual momento do dia é o melhor para consumi-los e como adicioná-los a uma alimentação para se manter saudável.
De acordo com a especialista em nutrição, para uma pessoa saudável, a recomendação geral é comer alguns carboidratos em cada refeição ao longo do dia. No entanto, consumi-los mais cedo pode ser mais benéfico se a pessoa cumprir certas condições ou tiver objetivos específicos.
Segundo Patton, ingerir a maior parte mais cedo no dia pode ser benéfico em três cenários:
Veja também

Beber muita água durante as refeições pode afetar a digestão; entenda
Perda de peso ou controle de açúcar no sangue: consumir uma porção maior de carboidratos à noite pode provocar um pico de açúcar no sangue.
O corpo armazena o excesso de glicose que não foi utilizada como energia na forma de gordura corporal.
Exercício matinal: é bom consumi-los para ajudar a se restabelecer após o exercício da manhã.
Problemas para dormir: comer carboidratos no jantar pode afetar o sono se, na hora de deitar, a comida ainda estiver sendo digerida, especialmente se houver ocorrência de azia.
ESTRATÉGIAS PARA UM CONSUMO EQUILIBRADO

Além do momento do dia para ingerir esses alimentos, a especialista compartilhou estratégias para consumir a quantidade adequada de maneira consistente. Uma delas é o estilo europeu, que consiste em incluir a maior ingestão durante o almoço, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos. Dessa forma, eles serão digeridos melhor e não haverá problemas à noite.
Além disso, para se certificar de comer a quantidade correta, ela aconselhou seguir o método do prato: preencher metade com vegetais, um quarto com proteína e o restante com carboidratos.
QUAIS OS MELHORES CARBOIDRATOS?

Fotos: Reprodução
Para obter os benefícios de energia, é necessário consumir o tipo correto. A maioria deles deve vir de fontes naturais, sem modificações ou serem alimentos ultraprocessados. As fontes de carboidratos saudáveis incluem:
Grãos e amidos: opções de grão integral em pão, cereal, arroz e macarrão.
Leguminosas: ervilhas partidas, lentilhas e feijões.
Frutas: fruta inteira, com a casca intacta. Fruta enlatada é possível, contanto que esteja embalada em água ou suco.
Vegetais: batatas, milho, vegetais de raiz e abóbora, ricos em fibra, vitaminas e minerais.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Leite: boa fonte de proteína, cálcio e vitamina D.
Fonte: O Globo