Atleta do SESI-SP venceu os 1.000 metros no Brasileiro Sub-16 de Atletismo, em São Paulo, após disputa acirrada sob chuva; no feminino, a haitiana Masiel Flamand também garantiu o ouro e superou o recorde nacional da categoria
Miguel Gomes dos Santos, de 15 anos, conquistou o primeiro título nacional da carreira ao vencer a prova dos 1.000 metros do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 de Atletismo Loterias Caixa. Representante do SESI-SP, o jovem garantiu a medalha de ouro na tarde desta sexta-feira (9/10), durante uma disputa marcada pela chuva no Estádio Ícaro de Castro Mello, no complexo do Ibirapuera, em São Paulo.
Filho dos atletas olímpicos Juliana e Marílson Gomes dos Santos, Miguel completou a prova em 2min38s24, em uma chegada disputada até os metros finais. A medalha de prata ficou com Luis Felipe Oliveira Brasil, da equipe Barra do Garças-MT, que registrou 2min38s43. Ruan Cristian Juvino da Silva, da AAL-MT, terminou em terceiro lugar, com 2min39s69.
Os pais acompanharam a competição das arquibancadas. Juliana tem medalha em Campeonato Mundial e título pan-americano, enquanto Marílson é um dos fundistas mais vitoriosos da história do atletismo brasileiro.
Veja também

Brasileirão tem disputa pelo rebaixamento mais apertada que a briga pelo G-3
Dia do Atletismo destaca história da modalidade e conquistas do Brasil no cenário mundial
Após a vitória, Miguel destacou as dificuldades enfrentadas durante a prova, principalmente por causa das condições climáticas e da pista molhada.
“Estou me sentindo muito bem, eu estava treinado para tudo isso. Foi uma prova muito difícil por causa da chuva, com a pista pesada e a chuva no rosto, atrapalhando a visão, e mesmo assim tive uma boa marca e estou muito feliz”, afirmou o atleta.
ESTRATÉGIA GARANTIU A VITÓRIA NOS METROS FINAIS
Miguel começou a corrida na liderança, mas decidiu controlar o ritmo para evitar o desgaste antes da chegada. Com Luis Felipe à frente em parte do percurso, o atleta do SESI-SP aproveitou o momento decisivo para acelerar e ultrapassar o adversário nos metros finais.
“Eu estava confiante de que teria pernas no final”, explicou.
O jovem já havia estabelecido o recorde brasileiro Sub-16 dos 1.000 metros, com o tempo de 2min28s98, em 26 de setembro de 2026, durante o Campeonato Paulista. A marca anterior à conquista nacional reforça o potencial do atleta, que pretende continuar evoluindo na modalidade.
Mesmo sendo filho de dois nomes consagrados do esporte brasileiro, Miguel afirma que não se sente pressionado pela trajetória dos pais. Segundo ele, o objetivo é construir o próprio caminho no atletismo.
“Eu levo numa boa, penso que tenho de fazer a minha parte. Se eu conseguir, ok, se não, é continuar treinando para melhorar”, declarou.
O atleta treina com Luiz Alberto Cardoso de Araújo, que terminou na décima colocação do decatlo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Miguel elogiou a experiência do treinador e destacou a importância das orientações recebidas durante a preparação.
“É bem bom, ele me dá muitas dicas, ter um treinador que já foi atleta ajuda”, disse.
Com o primeiro título brasileiro no currículo, Miguel já projeta os próximos passos da carreira. “Quero continuar, seguir os passos dos meus pais e chegar numa Olimpíada”, afirmou.
HAITIANA CONQUISTA OURO E SUPERA RECORDE BRASILEIRO
Na disputa feminina dos 1.000 metros, a medalha de ouro ficou com Masiel Flamand, de 15 anos, atleta da Associação de Atletismo Blumenau, de Santa Catarina. Natural de Porto Príncipe, capital do Haiti, ela venceu a prova com o tempo de 2min50s42, superando o recorde brasileiro Sub-16 anterior, de 2min56s23, estabelecido por Tyfane Martins em 2012.
Masiel contou que esperava melhorar sua marca pessoal, que era de três minutos, mas não imaginava correr abaixo do recorde nacional da categoria.
“Eu estava esperando bater o meu recorde pessoal, que era de 3 minutos cravados, e não correr abaixo do recorde brasileiro. Melhorei bastante”, comemorou.
A atleta está no Brasil desde 2020. Sua família chegou primeiro a Blumenau, e depois foi buscá-la no Haiti. Ela começou a praticar atletismo cerca de dois anos após chegar ao país e treina há quase quatro anos com Ednilson Machado.
“Eu sou haitiana, cheguei no Brasil faz seis anos. Minha família veio primeiro, direto para Blumenau, e depois me buscaram. Eu sou praticamente blumenauense. Depois de dois anos eu comecei a treinar atletismo, e estou há quase quatro anos treinando, e hoje o atletismo é uma paixão para mim. Estou correndo atrás de me naturalizar, o mais rápido possível”, relatou.
A prata feminina ficou com Beatriz Rodrigues Alves, da AETA Taubaté-SP, que também correu abaixo do antigo recorde brasileiro, com 2min54s34. Anne Caroline Mendes Franco, da AD Centro Olímpico-SP, conquistou o bronze, com 3min00s16.
O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 de Atletismo Loterias Caixa segue até domingo (11/10), no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo. A entrada é gratuita, e as provas têm transmissão ao vivo pelo canal TV Atletismo Brasil, no YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A competição conta com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve programas de formação de atletas em parceria com clubes integrados e Escolas de Formação de Atletas (ENADs).