NOTÍCIAS
Saúde
Fungo encontrado pela Anvisa em 'café fake' está associado ao aumento do risco de tumores; entenda
Foto: Reprodução

Como todas as micotoxinas, ela tende a aparecer principalmente em grãos

Foram vetadas a fabricação, a distribuição, a comercialização, a propaganda e o consumo dos três produtos. As marcas são:

 

Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café - Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.


Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa - D M Alimentos Ltda.

 

Veja também 

 

Masturbação faz bem para a saúde: 7 dicas para você se tocar mais

 

O poder do abraço e os efeitos de sua ausência


Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto - Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.Dentre os problemas encontrados na inspeção pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está a presença da ocratoxina A, uma micotoxina, ou seja, toxina produzida por fungos. No Brasil, a Anvisa determina um limite máximo para a presença de micotoxinas.

 

De acordo com pesquisas recentes, a ocratoxina A é uma toxina proveniente de algumas espécies de fungos filamentosos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicillium, segundo o Laboratório de Análises Micotoxicológicas, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

 

A substância já foi ligada a aumento do risco para o desenvolvimento de tumores no esôfago, assim como problemas nos rins e no fígado. Como todas as micotoxinas, ela tende a aparecer principalmente em grãos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Além disso, a principal característica dessas substâncias tóxicas é que lavagens e produtos de limpeza não conseguem removê-las do alimento facilmente. Por isso, como os "cafés fake", é recomendado que seja feito o descarte dos produtos contaminados. 

 

Fonte: Revista Forum

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.