14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
17/05/2024

GORDURA TRANS: Conheça os perigos e como evitar na dieta

Foto: Reprodução

Alimentos bem comuns no dia a dia de quase todo mundo contêm a gordura trans; veja dicas para evitar isso na sua rotina

Presente em muitos alimentos processados e industrializados, como bolos, biscoitos, salgadinhos e óleos de cozinha, a gordura trans é muito prejudicial para a saúde. Quem a consome com frequência pode ter um risco maior de doenças cardíacas e morte.

 

De acordo com um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de gordura trans é responsável por até 500 mil mortes prematuras por doenças do coração a cada ano no mundo. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) ereduz os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue, aumentando também a chance de AVC.Apesar disso, muitas pessoas ainda ingerem esses alimentos em grandes quantidades. Assim, é preciso se conscientizar e começar a adotar práticas mais saudáveis em relação à alimentação.

 

“O consumo de gordura trans pode ser ainda mais perigoso para pessoas com doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Por isso, é essencial que nos informemos sobre os alimentos que podem conter gordura trans e evitemos o consumo desses alimentos”, destaca a nutricionista funcional Cris Ribas Esperança.

 

Veja também 

 

Ablação no estômago: médicos testam nova técnica contra obesidade

 

Maio Laranja: o abuso infantil pode ser evitado com educação sexual


Nachos e outros petiscos de milho industrializados
Margarina em tabletes ou em potes e cremes vegetais
Produtos congelados, como batatas fritas, pizzas, lasanhas e nuggets
Fast food, como hambúrgueres e fritas
Sorvete industrializado
Chocolate ao leite, chocolate branco e outros doces industrializados
Cereais matinais industrializados
Molhos e temperos, como maionese, ketchup, mostarda e molho de soja
Recheios e coberturas para bolos industrializados

 

15 alimentos com mais gorduras trans a se evitar - MundoBoaForma

 


Barras de cereais industrializadas
Tortas e quiches industrializados
Pipoca de micro-ondas
Creme de leite em lata ou em caixa e leite condensado
Mas como evitar a gordura trans na sua dieta? Confira as dicas de Cris Ribas Esperança a seguir:Sempre que for comprar um alimento processado, confira seu rótulo ara ver se contém gordura trans. Fique de olho em termos como “gordura hidrogenada” ou “gordura parcialmente hidrogenada”.

 

Sanity - Gorduras trans podem ser proibidas de acordo com a ANVISA

 

Você pode fazer várias substituições de alimentos processados e industrializados por alternativas saudáveis. Alguns exemplos são: Evite comprar pães e bolos industrializados e experimente fazer em casa usando ingredientes mais saudáveis, como farinha integral e açúcar mascavo
Opte por lanches mais saudáveis, como frutas frescas, vegetais cortados em palitos, nozes ou sementes invés de biscoitos e salgadinhos
Use azeite de oliva ou óleo de coco para cozinhar e temperar alimentos
Faça sua própria pizza em casa usando massa integral e ingredientes frescos, como tomate, queijo e vegetais. Em vez de nuggets, experimente fazer frango empanado em casa, usando farinha integral e temperos naturais
Faça seu próprio sorvete em casa usando frutas frescas, iogurte natural e mel
No lugar dos doces industrializados, experimente fazer suas próprias sobremesas em casa, usando ingredientes mais saudáveis, como frutas frescas, chocolate amargo e açúcar mascavo
Cozinhe mais em casa no geralO azeite de oliva e o óleo de coco são boas opções de gordura na hora de cozinhar. Dessa forma, eles podem substituir a margarina e os óleos vegetais hidrogenados.

 

Sobremesa Fit de Coco e Manga Receita | Dr. Oetker

( Fotos: Reprodução)

 

Ao cozinhar, evite frituras. Que tal, em vez disso, optar por métodos de cozimento mais saudáveis, como assar, grelhar ou cozinhar no vapor? Tão deliciosos quanto, eles vão evitar que você consuma mais gordura trans.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Alguns alimentos podem ser rotulados como “sem gordura trans”, entretanto ainda conter pequenas quantidades dela. Portanto, é importante verificar os rótulos com atenção e não confiar apenas na rotulagem do produto.Pesquise sempre sobre quais alimentos possuem gordura trans, para que você possa evitar os produtos corretos. Com isso, você fará decisões muito mais acertadas, que vão impactar bem positivamente na sua saúde!

 

Fonte; Revista Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.