06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
29/07/2020

Governo decide reabrir parcialmente fronteiras aéreas do País

Foto: Reprodução

No início do mês, Brasil havia prorrogado até o fim de julho restrição para a entrada de estrangeiros

O governo Jair Bolsonaro decidiu reabrir parcialmente as fronteiras aéreas para estrangeiros. Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 29, libera o ingresso de estrangeiros em alguns aeroportos no País, que inclui as maiores cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

 

A medida, contudo, prorroga a proibição de voos internacionais nos aeroportos nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. O veto, segundo a portaria, poderá ser revista a qualquer momento em razão de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem ao Brasil deverá apresentar à empresa transportadora, antes do embarque, comprovante de aquisição de seguro saúde e com cobertura para todo o período da viagem, "sob pena de impedimento de entrada em território nacional pela autoridade migratória por provocação da autoridade sanitária". A regra vale para quem for ficar no País por no máximo 90 dias.

 

Veja também

 

Governo Bolsonaro terá 10 dias para explicar por que monitorava 579 opositores

 

Grupo com 152 bispos da Igreja Católica assina carta crítica ao governo

As fronteiras do País estão fechadas desde março. No início do mês, o governo havia prorrogado até o fim de julho a restrição de entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade. A medida atendia recomendação da Anvisa e inclui as fronteiras terrestres e aquaviárias, que devem permanecer fechadas por pelo menos mais 30 dias.

 

O impedimento não se aplica a brasileiros que estejam em país estrangeiro, ou imigrante com residência definitiva no Brasil. Desde o início do mês, o governo também havia flexibilizado as restrições para estrangeiros que venham ao País para realizar atividades artísticas, desportivas ou negócios.

 

A decisão do governo de flexibilizar as regras de entrada de estrangeiros ao País ocorre no momento em que o Brasil registra quase 90 mil mortes decorrentes do novo coronavírus e cerca de 2,5 milhões de infectados pela doença.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Questionada nesta quarta-feira se foi consultada sobre a reabertura, a Anvisa informou que não iria se manifestar. 

 

Estadão

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.