Até o momento, exportações estão suspensas para 17 mercados
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (dia 19) que os focos detectados de gripe aviária no Rio Grande do Sul não trarão impacto significativo no preço da carne de frango, apesar da suspensão de vendas para mais de uma dezena de países.
"Acredito muito mais em pequenas variações, pode ter um excesso de oferta, [por] 10 e 15 dias, e aí vai direcionando para outro lugar, retomando para algum país que flexibilizará seu protocolo.
Portanto, eu acredito muito mais na estabilidade",disse em entrevista coletiva para atualizar informações sobre o caso. As informações são da Agência Brasil.
Veja também
Gripe aviária pode fazer preço do ovo cair, mas não por muito tempo, dizem especialistas
Mercado reduz pela quinta semana seguida a estimativa de inflação para este ano
Maior exportador de carne de frango do mundo, o Brasil vendeu 5,2 milhões de toneladas do produto, em diferentes formatos, para 151 países, auferindo receitas de US$ 9,9 bilhões, segundo dados de 2024 apurados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Mais de 35,3% de toda a carne de frango produzida no Brasil é destinada ao mercado externo.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram 78% dessas exportações. Os principais destinos internacionais dos produtos da cadeia brasileira do frango são China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Filipinas, União Europeia, México, Iraque e Coreia do Sul, com mais de 60% dos volumes embarcados.