O resultado foi divulgado pelo IBGE nesta terça-feira
A inflação de maio desacelerou para 0,26%, após alta de 0,43% em abril. O número veio abaixo da expectativa de analistas, que projetavam 0,32%. Após meses vendo os preços subirem, os alimentos começam finalmente a apresentar alívio: saíram de 0,82% em abril para 0,17% em maio. O resultado foi divulgado pelo IBGE nesta terça-feira.
Além da desaceleração dos alimentos, outro grupo que puxou o resultado para baixo foi o de transportes, com queda no preço das passagens aéreas (-11,31%) e dos combustíveis (-0,72%). Esses dois grupos, que juntos possuem peso de 57% no IPCA, compensaram uma alta nos preços da energia elétrica residencial, que subiu 3,62% em maio, devido à mudança na bandeira tarifária para a amarela.
Veja também

Dólar e Bolsa caem, em dia que mercado é sacudido por acordo do IOF
Já a inflação em 12 meses ficou em 5,32%. Embora tenha desacelerado em relação ao mês anterior (5,53%), o número ainda fica acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional — 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A visão de economistas é de que a inflação está começando a apresentar sinais de uma melhora no índice mês a mês. E o número de maio deve reforçar as previsões de que Copom pode interromper o ciclo de altas da taxa Selic já na próxima reunião, em junho. No resultado da prévia da inflação do mês, economistas já vinham enxergando menos espaço para aumentos nos juros.
Fonte: R7