Medo de usar banheiros fora de casa pode causar dor, constipação, desconforto e outros problemas intestinais
Para algumas pessoas, evacuar fora de casa é um grande problema. O medo de usar banheiros públicos, a vergonha ou a sensação de desconforto fazem com que o intestino simplesmente não funcione.
Esse quadro é conhecido popularmente como síndrome do intestino tímido e está diretamente ligado à ansiedade. Segundo a gastroenterologista Debora Poli, do Hospital Sírio-Libanês, o nome chama atenção, mas descreve uma situação comum.
“Falamos de ansiedade ou até fobia relacionada ao ato de evacuar. A pessoa sente medo de usar o banheiro e acaba segurando as fezes”, explica.
Apesar do nome popular, o intestino tímido não é um diagnóstico formal da gastroenterologia. Debora conta que o termo é mais descritivo e tem forte relação com fatores emocionais, especialmente ansiedade. Na prática, a pessoa evita evacuar fora de casa. Com isso, passa a reter as fezes repetidamente.
Veja também

Nutricionistas revelam como reduzir o impacto do arroz na glicose
Exercícios físicos sem preparo eleva risco de lesões e problemas cardíacos
Os sinais costumam ser claros no relato do paciente. Medo de banheiros públicos, preocupação com higiene, receio de não conseguir se limpar direito ou sensação de estar sendo observado são queixas frequentes. Além disso, podem aparecer sintomas típicos de ansiedade, como sudorese, palpitação e tremores. “Não se trata de um intestino que funciona mal por natureza. É o medo que interfere no funcionamento”, reforça Debora. Isso é diferente da constipação funcional, em que o intestino é naturalmente mais lento, sem ligação direta com emoções.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
É importante lembrar que complicações graves, como câncer, colites ou úlceras intestinais, não costumam estar relacionadas ao intestino tímido. O maior impacto da condição é no conforto, na rotina e na qualidade de vida do paciente.