Polícia apura erro humano e possível negligência após jovem morrer durante atividade de rope jumping em Limeira.
A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias da morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, que morreu após cair durante um salto de rope jumping na chamada Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior de São Paulo. Três homens responsáveis pela operação da atividade foram presos em flagrante e afirmaram não saber explicar como a jovem foi lançada sem estar presa à corda de segurança.
De acordo com a delegada Andréa Dantas, que registrou a ocorrência, os investigados apresentaram versões semelhantes e alegaram não se lembrar de quem deveria realizar a checagem final dos equipamentos antes do salto. Eles também não conseguiram apontar qual falha teria provocado o acidente.
As investigações indicam que a corda de segurança permaneceu sobre a plataforma e não foi conectada à vítima. A principal hipótese trabalhada pela polícia é a de erro humano associado à falta de conferência adequada dos equipamentos e ao possível descumprimento dos protocolos de segurança exigidos para a prática do esporte.
Veja também

Histórico de faltas graves pode dificultar progressão de pena do Maníaco de Guarulhos
Corpo é encontrado em córrego no Sul de Minas; causas da morte serão investigadas
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que Maria Eduarda é lançada da plataforma. Logo após a queda, testemunhas percebem que a jovem não estava presa à corda e entram em desespero. As imagens passaram a integrar o conjunto de provas analisadas pelos investigadores.
Segundo a polícia, dezenas de pessoas participaram da atividade no mesmo dia sem que fossem registrados outros incidentes. Os suspeitos afirmaram possuir experiência na área e disseram nunca ter enfrentado uma situação semelhante durante anos de atuação com esportes de aventura.
Um dos presos declarou que não era o responsável direto pela instalação da corda, alegando ter sido chamado apenas para auxiliar na operação. No entanto, os investigadores entendem que ele também poderia ter percebido a ausência do equipamento, já que a corda era visível e permanecia sobre a estrutura de salto.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Diante dos indícios reunidos até o momento, os três homens foram autuados por homicídio com dolo eventual, quando se entende que os envolvidos assumiram o risco de provocar o resultado fatal. A Polícia Civil aguarda a conclusão dos laudos periciais e a coleta de novos depoimentos para esclarecer todas as circunstâncias da tragédia.