03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
20/04/2024

Jejum intermitente não é melhor estratégia para perder peso; segredo está na restrição de calorias, aponta estudo

Foto: Reprodução

Pesquisa acompanhou 41 pessoas por doze semanas e descobriu que as calorias são mais importantes na redução do peso do que o horário das refeições.

As calorias ingeridas ao longo do dia provocam mais impacto na perda de peso do que o horário das refeições. É o que aponta um estudo publicado na revista "Annals of Internal Medicine". Segundo os pesquisadores, para a perda de peso não importa se a pessoa se alimenta mais no início do dia ou à noite, mas o quanto ela come.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins conduziram um ensaio clínico com 41 adultos com obesidade e pré-diabetes, separados em dois grupos: jejum intermitente (com restrição de horário) e padrão habitual de alimentação.

 

No jejum intermitente (alimentação com restrição de tempo), os participantes podiam comer entre 8h e 18h (10 horas) e 80% das calorias deveriam ser consumidas antes das 13h.

 

Veja também

 

Suco diurético multivitamínico ajuda a secar a barriga; aprenda

 

Saiba quais são os principais benefícios da prática de bike indoor

 

O jejum intermitente ocorre quando a pessoa limita sua alimentação a uma janela de tempo durante o dia e nas horas restante fica sem comer.

 

Já no "padrão alimentar habitual", os participantes podiam comer das 8h até meia-noite e 50% das calorias deveriam ser consumidas após 17h.
Os participantes consumiram o mesmo número de calorias diariamente durante todo o estudo, que durou doze semanas. Eles receberam refeições preparadas com composições idênticas de macronutrientes e micronutrientes, e foram instruídos a consumir toda a comida.

 

Ao final, ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso e não houve diferenças reais na glicemia de jejum, circunferência da cintura, pressão arterial ou níveis lipídicos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Apesar de não ocorrer uma diferença significativa entre os dois métodos, os autores lembram que o jejum intermitente pode ser uma boa estratégia para o tratamento de pacientes com obesidade que não contam calorias, já que o jejum acaba restringindo a alimentação.

 

Fonte: G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.