04 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
16/04/2024

Lewandowski afirma que Congresso foi 'punitivista' e teve 'visão de encarceramento exacerbado' ao limitar 'saidinhas'

Foto: Reprodução

Ministro da Justiça disse torcer para que veto de Lula seja mantido por parlamentares

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira que o Congresso foi "punitivista" e teve uma "visão de encarceramento exacerbado" ao aprovar a lei que limitou a possibilidade de saídas temporárias para presos, a chamada "saidinha". Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou parcialmente a lei.

 

Lewandowski fez a avaliação ao participar de uma sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para assinatura de uma parceria entre o ministério, o conselho e a Biblioteca Nacional para oferecer livros em presídios. O ministro afirmou que o sistema carcerário passa por "idas e vindas, sucessos e retrocessos", e mencionou o projeto recentemente aprovado.

 

— Recentemente, o Congresso Nacional aprovou uma lei em que praticamente extinguiu as saídas temporárias dos presos que se encontram no regime semiaberto — afirmou, acrescentando: — O Congresso Nacional, com uma visão punitivista, uma visão de encarceramento exacerbado, acabou com essas saídas temporárias.

 

Veja também

 

Eduardo Bolsonaro é processado por sindicato após chamar Polícia Federal de 'cachorrinhos do Moraes'

 

Mauro Cid pai teria vendido joias de Bolsonaro na Apex e foi ironizado: 'aumentou exportação'

Na semana passada, Lula aceitou uma recomendação do Ministério da Justiça e vetou o artigo que proibia presos de saírem da cadeia para visitar a família. Nesta terça, Lewandowski disse torcer para o veto ser mantido. A tendência, no entanto, que a decisão seja revertida pelos parlamentares.

 

— Esse veto está sob apreciação do Congresso Nacional. Oxalá esse veto seja mantido.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O ministro da Justiça deverá participar nesta terça da Comissão de Segurança Pública da Câmara, para falar sobre a fuga do presídio federal de Mossoró (RN). Será a primeira vez que Lewandowski será recebido em um colegiado do Congresso desde que assumiu a pasta, em fevereiro. 

 

Fonte: O Globo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.