ONG responsável por ação já iniciou ações judiciais contra outras gigantes de tecnologia
O LinkedIn, rede social profissional pertencente à Microsoft, foi alvo de uma denúncia na Áustria por suposta venda de dados de usuários. A queixa foi apresentada nesta terça-feira, 5 de maio de 2026, por uma organização de defesa da privacidade.
A entidade Noyb, que atua na proteção de dados na União Europeia, protocolou a ação junto à Autoridade Austríaca de Proteção de Dados em nome de um usuário da plataforma. O objetivo é questionar a forma como a empresa lida com pedidos de acesso a informações pessoais e o uso de dados dos usuários.
Segundo a organização, o LinkedIn teria dificultado o acesso gratuito a informações pessoais completas, ao mesmo tempo em que oferece recursos pagos para que usuários vejam dados como visitas ao perfil. A prática é apontada como potencialmente problemática sob as regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia.
Veja também

Instagram testa selo para identificar contas que produzem conteúdo com inteligência artificial
Youtuber cria relógio que também é um Game Boy; veja!
A Noyb também pede que a empresa seja multada e afirma que ainda há incertezas sobre a legalidade de algumas formas de rastreamento de visitantes dentro da plataforma.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
O caso agora será analisado pela autoridade austríaca, que pode decidir abrir investigação formal contra a rede social.