NOTÍCIAS
Política
Lula condecora cacique Raoni em visita a aldeia no Xingu
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Um dos maiores líderes indígenas do mundo, cacique Raoni será condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja, nesta sexta-feira, à terra indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, para se reunir com o cacique Raoni Metuktire e outras lideranças indígenas.

 

Durante a visita, o chefe do Executivo concederá a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito ao líder indígena. A condecoração é oferecida a cidadão brasileiros, instituições e estrangeiros em reconhecimentos aos serviços prestados à população.

 

O encontro também deve discutir questões relacionadas à preservação ambiental e direitos dos povos indígenas.

 

Veja também

 

Corpo de Bombeiros do Amazonas alerta que não envia e-mail exigindo adequações para emissão do Auto de Vistoria e nem links com cobrança de taxas

 

Mais Crédito Inclusão: Afeam divulga linha de financiamento para pessoas com deficiência

 

A visita de Lula à terra de Raoni é uma demanda antiga. Em outubro do ano passado, o líder indígena foi ao Palácio do Planalto de surpresa para tentar conversar com o presidente, mas não pôde ser recebido.

 

O cacique Raoni, de 93 anos, é uma das lideranças indígenas mais conhecidas do mundo. Nascido em 1932, o ativista do povo Kayapó se destacou pela luta em defesa dos direitos dos povos originários.

 

Sua vida foi retratada no documentário Raoni, do cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux, que foi indicado ao Oscar em 1978. Também foi um dos nomes escolhidos para subir a rampa ao lado do presidente Lula durante a cerimônia de posse, em 2023.

 

Em março do ano passado, o cacique recebeu do presidente da França, Emmanuel Macron, a Ordem Nacional da Legião de Honra, maior honraria do país concedida a estrangeiros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Recentemente, esteve reunido com a atriz Angelina Jolie. A artista esteve veio ao Brasil junto à organização Re:wild, para se encontrar com o cacique e outras lideranças Kayapó, conhecendo de perto a conexão entre o povo indígena e a floresta.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.