NOTÍCIAS
Política
Lula diz na Alemanha que Brasil ''cansou de ser tratado como país de terceiro mundo''
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante agenda internacional na Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil não aceita mais ser visto como um país de menor relevância no cenário global. A fala ocorreu em meio a compromissos diplomáticos e encontros com lideranças europeias.

 

Em tom firme, Lula afirmou que o país conquistou espaço e respeito internacional e não deve mais ser classificado como “terceiro mundo”, termo considerado ultrapassado no debate atual. Segundo ele, o Brasil tem papel estratégico em temas como economia, meio ambiente e transição energética.

 

O presidente também defendeu a necessidade de um tratamento mais igualitário entre as nações e reforçou o posicionamento do país a favor do multilateralismo. Nos últimos meses, Lula tem criticado a dinâmica internacional que, segundo ele, ainda privilegia as grandes potências.

 

Veja também

 

Na Alemanha, Lula volta a criticar Trump e afirma que ''o mundo não pode se curvar''

 

Lula defende acordo entre Mercosul e União Europeia e rebate críticas à agricultura brasileira

 

A declaração ocorre em um momento de reposicionamento da política externa brasileira. O governo busca ampliar parcerias, atrair investimentos e fortalecer a presença do país em fóruns internacionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A viagem à Alemanha faz parte de uma série de agendas no exterior voltadas à reaproximação com países europeus e à consolidação do Brasil como ator relevante no cenário global. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.