Famílias têm até 1º de setembro para colocar a caderneta em dia; atendimento está disponível em mais de 170 salas de vacina
A campanha de Multivacinação 2026 da Prefeitura de Manaus entra na reta final. Pais e responsáveis têm até a próxima terça-feira (1º de setembro) para verificar e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
As doses estão disponíveis em mais de 170 salas de vacina administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas pelas diferentes zonas da capital e também pelas áreas rurais.
Segundo a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças que já foram controladas ou eliminadas no país.
Veja também
.jpg)
Tosse que não passa merece atenção e pode estar relacionada ao câncer de pulmão
Sarampo: Ministério da Saúde reforça vacinação após casos em São Paulo
A gestora chama atenção especialmente para o risco de reintrodução do sarampo, que voltou a registrar casos no Brasil relacionados à importação do vírus.
ATENDIMENTO EM HORÁRIOS AMPLIADOS
Para facilitar o acesso das famílias, algumas unidades oferecem atendimento em horários diferenciados durante a campanha.
A rede municipal mantém nove unidades abertas nas manhãs de sábado, com pelo menos duas em cada distrito de saúde.
Além disso, as USF Carmen Nicolau, na zona Norte, e Leonor de Freitas, na zona Oeste, funcionam diariamente, inclusive aos domingos e feriados, das 8h às 17h.
A lista completa de unidades, endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no material disponibilizado pela Semsa.
Para receber as vacinas, é necessário apresentar documento de identificação com foto da criança ou adolescente, CPF ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação.
NOVA DOSE CONTRA A POLIOMIELITE
Uma das novidades da campanha deste ano é a inclusão do segundo reforço da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) no calendário nacional de vacinação.
A dose é destinada a crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema passa a contar com três doses iniciais, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses, além do primeiro reforço aos 15 meses e do segundo reforço aos 4 anos.
MAIS DE 5 MIL DOSES NO DIA D
A campanha começou no dia 3 de agosto e teve o Dia D realizado em 22 de agosto. Somente naquela data, mais de 5 mil doses foram aplicadas em Manaus.
Além das salas fixas, a Semsa também realiza busca ativa de crianças e adolescentes com vacinação atrasada. Agentes comunitários de saúde utilizam informações do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) para identificar os faltosos e orientar as famílias sobre a necessidade de atualizar as doses.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Com o encerramento da campanha se aproximando, a orientação é que pais e responsáveis não deixem a atualização da caderneta para os últimos momentos.