Marcelo Pereira
O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) concedeu ao economista Marcelo Souza Pereira o título de Economista do Ano do Estado do Amazonas de 2026, uma das mais importantes honrarias concedidas pela categoria aos profissionais que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento econômico, à formulação de políticas públicas e ao fortalecimento da profissão.
A homenagem reconhece uma trajetória construída ao longo de décadas de dedicação à economia regional, à administração pública, à pesquisa, ao ensino e à defesa do modelo econômico da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Veja também
.jpg)
Defensoria Pública realizará ação de atendimentos jurídicos para moradores de Envira

FORMAÇÃO
Economista graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2004, Marcelo Pereira especializou-se em Gerência Financeira Empresarial (2006), concluiu o mestrado em Desenvolvimento Regional (2008) e obteve o título de Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (2015).
Antes de ingressar na administração pública, atuou no comércio entre 2000 e 2003 e no setor de serviços, especialmente nas áreas de publicidade e construção civil, entre 2004 e 2008, exercendo funções de gerência empresarial.
Na área acadêmica, também construiu relevante experiência como professor colaborador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no curso de Ciências Econômicas da Escola Superior de Ciências Sociais, no Projeto Presencial Mediado; professor em estágio de docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no curso de Economia; professor colaborador da Faculdade da Indústria, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
SUFRAMA
Sua carreira na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) iniciou-se em 2008, quando ingressou como economista. Ao longo dos anos ocupou importantes funções estratégicas e de direção, entre elas: Presidente Substituto da Comissão Permanente de Licitação (2008-2015); Superintendente Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional (2015-2019); Coordenador-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (2019); Coordenador-Geral de Análise de Projetos Industriais (2020-2022); Coordenador-Geral de Assuntos Estratégicos, substituto (2023); Superintendente Adjunto de Projetos, substituto (2020-2022); Superintendente Adjunto Executivo (2022); Superintendente substituto (2016-2017); e Superintendente da Suframa nos anos de 2017, 2022 e 2023.
REFORMA TRIBUTÁRIA
No campo das políticas públicas, Marcelo Pereira exerceu papel de destaque como Secretário-Executivo do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), entre 2015 e 2019; integrou o Grupo de Trabalho Interministerial para a Política da Indústria 4.0, em 2017 e 2018; participou da equipe responsável pela atualização e regulamentação da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus entre 2016 e 2018; e atuou na equipe de assessoramento da Reforma Tributária no Congresso Nacional entre 2024 e 2026.
No âmbito do Corecon-AM, sua trajetória também é marcada por importantes reconhecimentos e serviços prestados à categoria. Recebeu o Prêmio Amazonas de Economia com sua dissertação de mestrado em 2009, exerceu o mandato de Conselheiro Suplente em 2014 e 2015, foi homenageado como Economista Destaque em 2017 e tornou-se Conselheiro Titular em 2020.
Atualmente, Marcelo Pereira atua como Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados, assessorando a Bancada Federal do Amazonas em temas relacionados à Zona Franca de Manaus, desenvolvimento regional, regimes fiscais e reforma tributária, além de prestar apoio técnico às entidades representativas do setor. Também exerce atividade como articulista e editorialista em portais de notícias, escrevendo sobre economia regional e política econômica.
Além de sua reconhecida trajetória institucional, Marcelo Pereira desempenhou papel técnico de elevada relevância na defesa da Zona Franca de Manaus durante a tramitação da Reforma Tributária. Ao lado do ex-superintendente da Suframa Thomaz Nogueira e dos economistas Afonso Lobo e Farid Mendonça Júnior, participou dos trabalhos técnicos voltados à preservação do modelo Zona Franca de Manaus, contribuindo para a manutenção das garantias constitucionais e dos incentivos fiscais da ZFM até o ano de 2073.
Mais recentemente, Marcelo Pereira integrou a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, sob a coordenação do economista Farid Mendonça Júnior, documento que subsidia o plano de governo do senador Omar Aziz com propostas voltadas ao crescimento econômico, à industrialização, à inovação e ao desenvolvimento sustentável do Estado.
RECONHECIMENTO
O reconhecimento concedido pelo Corecon-AM/RR também evidencia a qualidade técnica da equipe econômica que participa da formulação do plano de governo do senador Omar Aziz. Em 2023, o economista Farid Mendonça Júnior recebeu o prêmio de Economista Destaque concedido pela entidade. Agora, em 2026, Marcelo Pereira é homenageado como Economista do Ano, consolidando o reconhecimento da categoria aos profissionais que integram a equipe técnica responsável pela elaboração de propostas estratégicas para o futuro do Amazonas.
Ao conceder o título de Economista do Ano de 2026 a Marcelo Pereira, o Corecon-AM/RR reconhece uma carreira marcada pela excelência acadêmica, competência técnica, dedicação ao serviço público e compromisso permanente com o desenvolvimento econômico do Amazonas e com a defesa da Zona Franca de Manaus, um dos principais instrumentos de geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
