NOTÍCIAS
Internacional
Mexicanos morrem em série sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega (Ice) e Governo do México faz denúncia pesada contra os EUA
Foto: YURI CORTEZ / AFP

Presidente do México Claudia Sheinbaum

O clima esquentou de vez após o governo do México revelar um dado que chocou até autoridades experientes: 13 mexicanos morreram dentro dos Estados Unidos enquanto estavam sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega, o temido ICE. Os casos aconteceram ao longo do último ano, em meio às operações e ações ligadas diretamente à política dura contra imigrantes que voltou com força total após Donald Trump reassumir a Casa Branca em janeiro de 2025.

 

As informações vieram à tona durante uma coletiva do Ministério das Relações Exteriores do México e escancararam uma realidade que muitos já denunciavam, mas que agora ganha números assustadores. Segundo o governo do México, seis dessas mortes foram atribuídas a complicações médicas, enquanto outras quatro foram tratadas como suicídio. Além disso, dois mexicanos morreram durante operações de imigração e outro caso chamou ainda mais atenção: uma morte durante troca de tiros dentro de uma instalação do próprio ICE.

 

A presidente Claudia Sheinbaum reagiu com indignação e não poupou palavras ao exigir respeito aos direitos humanos, deixando claro que o México não aceita esse tipo de tratamento dado aos seus cidadãos em território estrangeiro.

 

Veja também

 

Irã rejeita plano de paz de Trump e mantém exigências para cessar-fogo

 

Irã cobra até US$ 2 milhões por travessia do estreito de Ormuz e intensifica controle sobre rota estratégica

 

Como resposta, o governo do México enviou 14 comunicações diplomáticas cobrando explicações, mas recebeu apenas 12 respostas, o que aumentou ainda mais a desconfiança. Do lado dos Estados Unidos, a única garantia foi de que investigações serão feitas, sem muitos detalhes, o que só levanta mais dúvidas sobre o que realmente acontece dentro desses centros de detenção.

 

O caso mais recente deixa tudo ainda mais pesado: o jovem Royer Pérez Jiménez, de apenas 19 anos, foi encontrado morto dentro de um centro de detenção na Flórida. A versão oficial aponta suicídio, mas o cenário é cercado de questionamentos e revolta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram  

 

Para piorar o quadro, dados recentes mostram que pelo menos 30 pessoas morreram em centros de detenção de imigrantes nos Estados Unidos no último ano, o maior número desde 2004, quando o ICE foi criado, um sinal claro de que a situação está fora de controle e continua fazendo vítimas longe dos olhos do público. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.